30.º aniversário da APPACDM vivido com muitas dificuldades.

2016-11-18 17:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

No 30.° Aniversário da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mentais de Aveiro (APPACCDM), a Direção desta Associação pretende avançar para projectos que criem melhores condições para dar melhores respostas aos utentes. Ideias defendidas por José Pedro, Director da Instituição, que apela à ajuda das autarquias locais. (com áudio)

Lançar um concurso para substituir o logótipo que está actualmente a ser utilizado é também um dos objetivos dos responsáveis.

A divida ascende a 500 mil euros onde estão incluídos vários salários e subsídios de férias aos funcionários. A instituição "regularizou a situação financeira de dívida para com a Segurança Social e as Finanças. "Foi a nossa prioridade porque estávamos a cometer um crime".

A 'obra' tem 20 anos e "apresenta muitas carências físicas". "É possível recuperar muita coisa", referiu. É um edifício que "deixa entrar água, essa situação de deterioração até dói", vincou. A estrutura "está muito danificada". "Estamos a funcionar, ainda, como Lar" na Costa do Valado, (em vias de licenciamento) há uma década. A Instituição "está muito endividada. Estão a exigir-nos milhares de euros para licenciamento para a Costa do Valado", disse, adiantando que essa Taxa Camarária "não faz sentido porque não é uma construção nova e a Lei defende estas situações. Estamos isentos mas a Câmara exige isso. O apoio tem sido nulo, até agora. Temos a promessa que vão desbloquear a situação. Para o licenciamento ser aprovado estão a exigir tanta coisa desnecessária", lamentou.

A Câmara de Aveiro garante que está atenta e a trabalhar na resolução de problemas. Rosário Carvalho foi à festa de aniversário deixar a palavra de apoio. "A CMA está atenta e vai ser parte da solução. Estamos a trabalhar nisso todos os dias. Queremos resolver os problemas o mais rapidamente possível. As leis mudaram e temos que nos adaptar".