110.º aniversário de criação da Freguesia da Gafanha da Nazaré assinalado esta segunda-feira.

2020-08-31 16:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O aniversário dos 110 anos da criação da Freguesia da Gafanha da Nazaré assinala-se esta segunda-feira. A Terra Nova foi ouvir, neste contexto, o Presidente da Junta de Freguesia, Carlos António Rocha (na foto). "A Freguesia tem evoluído muito em particular nos últimos 25 anos. São 110 anos de muita resiliência e abnegação de um povo que teve sempre muita tenacidade e força", vincou. A entrevista completa está disponível neste site. (com áudio)

A Freguesia e a Paróquia da Gafanha da Nazaré celebra, assim, o 110.º aniversário da sua constituição.

É uma data "importante para a história e vivência da Freguesia", refere a Câmara Municipal de Ílhavo que expressa, publicamente, "os votos de parabéns por toda esta longevidade, pela sua identidade e cultura, e pelo percurso de crescimento, desenvolvimento, sentido de comunidade e de afirmação local e regional que a Gafanha da Nazaré, as suas gentes, o seu associativismo e o seu tecido comercial e empresarial, foram expressando e vivendo ao longo de mais de um século".

"Ao longo das últimas duas décadas, foi notória e visível a evolução da Freguesia, transformando-se, desenvolvendo-se, tornando-se mais atrativa e próspera. Mas mais do que um olhar sobre o passado ou, até mesmo, sobre o presente, importa um olhar sobre o futuro e sobre as inúmeras potencialidades que a Gafanha da Nazaré possui e que garantem esperança e sustentabilidade para um maior desenvolvimento e coesão nos próximos anos, enquadrados com as competências dos próximos Fundos Comunitários do Portugal 2030", refere um comunicado da autarquia.

A Câmara Municipal "continuará a olhar para a Gafanha da Nazaré com determinação, como uma das suas principais Freguesias, com uma identidade fortemente consolidada como 'Cidade Portuária', que lhe permite alicerçar o seu futuro com firmeza. Assim como, procurará fortalecer uma cooperação responsável, reforçar o investimento em áreas essenciais para o dia a dia da sua população e encontrar a melhor solução para os problemas vividos na comunidade (...) esta ligação estreita e permanente, que sempre pautou a relação entre a Câmara Municipal e a Freguesia, permitirá continuar a consolidar o seu desenvolvimento e bem-estar, em áreas tão relevantes como o saneamento, a educação, a saúde, a mobilidade sustentável ou o associativismo".

 

 

(em actualização)