Utentes avaliam centros de saúde.

2021-11-30 07:45

Categoria: 

Concelho: 

A Administração Regional de Saúde do Centro está a avaliar a satisfação dos utilizadores dos Cuidados de Saúde Primários.

Recorre à figura do inquérito para conhecer a opinião dos utentes.

A inquirição decorre em todas as unidades funcionais dos diversos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região Centro, desde o dia 2 de novembro até ao dia 15 de dezembro de 2021.

Os questionários podem ser preenchidos por todos os utilizadores com 16 ou mais anos de idade, que se desloquem às unidades de saúde durante o período da recolha de dados. Os utentes são convidados a responder ao questionário de satisfação, de forma anónima e com o auxílio de um profissional.

Este estudo pretende avaliar a qualidade dos serviços e dos cuidados de saúde prestados nas unidades funcionais sob a perspetiva dos utilizadores, bem como a forma como estes sentem que foram tratados pelos profissionais que os receberam.

O inquérito, aplicado através dos Gabinetes do Cidadão da ARS Centro, é realizado em colaboração com o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), que desenvolveu o sistema de monitorização e de avaliação da satisfação dos utentes.

No total, o inquérito será aplicado em 147 unidades funcionais, permitindo melhorar a gestão da qualidade destas instituições.

O projeto surge da preocupação do Conselho Diretivo em ouvir a opinião dos utentes, para que, numa lógica de melhoria contínua, possa, futuramente, tomar medidas que vão ao encontro das necessidades efetivas dos cidadãos.