Universidade de Aveiro coloca Mentoria/Tutoria na agenda do Ensino Superior.

2021-03-22 17:36

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) promove, dias 25 e 26 de março, o II Seminário Internacional de Mentoria.

Para além de três webinars especialmente destinados a docentes e estudantes, agendados para a tarde de quinta, 25, a iniciativa a que todos os interessados podem assistir no canal de youtube da UA, inclui mesas-redondas e a apresentação de pósteres digitais. A abertura do II SIM’21, às 09h30 de sexta, 26, contará com as presenças do Ministro Manuel Heitor e do Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira.

É sabido que um percurso académico com sucesso depende de uma boa integração, pelo que as instituições de Ensino Superior devem fomentar medidas de integração dos seus novos estudantes, de que são exemplos, programas como a mentoria/tutoria interpares.

Neste sentido, em março de 2019, foi formalizada a Rede Portuguesa de Mentoria/Tutoria Interpares no Ensino Superior (de que a UA é membro fundador) e firmada a Carta de Mentoria/Tutoria Interpares, que enuncia um conjunto de princípios reconhecidos como referentes comuns essenciais a assumir pelas instituições do Ensino Superior, relativamente às dinâmicas interpares e solidárias de integração e vivência académicas.

No seguimento destas iniciativas, e dando continuidade à discussão e à partilha de experiências de mentoria interpares, realiza-se dias 25 e 26 de março, a partir da Universidade de Aveiro, e em formato online no canal youtube da UA, o II Seminário Internacional de Mentoria (e Tutoria) - II SIM''21.

O II SIM''21 visa promover um espaço de partilha de conhecimentos e experiências dos vários projetos nacionais e internacionais de mentoria/tutoria, realçando os principais contributos e maiores dificuldades experienciadas pelos vários intervenientes, de modo a discutir formas de aperfeiçoamento de abordagens e de melhoria de eventuais falhas.

No II SIM''21 serão debatidos inúmeros aspetos das temáticas da mentoria/ tutoria, recorrendo a todos os intervenientes nestas iniciativas: tutores, mentores e mentorandos/tutorandos. Assim, no dia 25, às 14h30, realizam-se em simultâneo três webinars gratuitos, mas sujeitos a inscrição, a saber: Webinar 1: Mentoria/tutoria e públicos não-tradicionais (inscrições encerradas), dinamizado por Soraia Ala (Escola Superior de Aveiro-Norte) e dirigido especialmente a docentes; Webinar 2: Mentoria/tutoria e desenvolvimento de conhecimentos, saberes e competências, dinamizado por Edite Oliveira (Nova School of Business and Economics - Universidade Nova de Lisboa) e dirigido especialmente a docentes; Webinar 3: Ser mentor: vivências e desafios, dinamizado por estudantes mentoras da Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Faculdade de Engenharia), Mentoria FPCEUP e Mentoria FEUP, e dirigido especialmente a estudantes.

Para além da sessão de e-posters e da síntese e conclusões dos webinars, o programa do dia 25 inclui ainda, às 17h30, um debate moderado por Ana Rita Sobral (FMUL) sobre os “Impactos e desafios da pandemia no Ensino Superior”, com Ricardo Mexia (FMUL); Carlos Daniel Ferreira (Serviços Sociais da UTAD); e Francisco Maria Pereira (Presidente da Federação Académica de Lisboa).

Na sexta-feira, 26, o programa tem início às 09h30, com a sessão de abertura do II SIM’21, pelo Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Durante o dia haverá ainda espaço para mesas redondas e para as apresentações de programas de mentoria/tutoria de várias instituições do Ensino Superior; da Rede Portuguesa de Mentoria|Tutoria Interpares no Ensino Superior; e da Carta de Princípios.  A síntese do dia e encerramento está agendada para as 16h20.

Este evento organizado pela Universidade de Aveiro, no âmbito da Rede Portuguesa de Mentoria/Tutoria Interpares no Ensino Superior, envolve várias instituições a nível nacional.