Universidade de Aveiro colabora no lançamento de um programa de doutoramento em Angola.

2022-08-27 09:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro colabora no lançamento de um programa de doutoramento em Angola.

Ajudou a conceber o primeiro curso de doutoramento em Educação no sul de Angola, do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla), sendo responsável por sete unidades curriculares específicas do curso, para além de assumir cinco Seminários de Pesquisa e Orientação de Tese I, II, III, IV e V.

Essa aposta do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla prevê formar 30 doutorados em cada ciclo de estudos, de acordo com declarações do chefe de Departamento de Investigação Científica, Empreendedorismo, Inovação e Pós-Graduação do ISCED-Huíla, Jorge Chaves, à agência ANGOP.

A primeira edição, segundo o responsável, terá a duração de três anos, começará em outubro de 2022 e corresponderá a uma carga horária de 3.600 horas, das quais 780 serão dedicadas à atividade letiva de carácter obrigatório e 2.130 a trabalhos de investigação.

Por outro lado, nesta parceria serão constituídos pares pedagógicos (um professor da Universidade de Aveiro e um do ISCED-Huíla) com o duplo objetivo de partilhar conhecimento (enriquecendo o trabalho) e de garantir a continuidade ao projeto.

Esta colaboração, uma de várias colaborações da UA com o ISCED Huíla, teve coordenação científica de Paula Santos, professora do Departamento de Educação e Psicologia (DEP).

Para além desta docente , que lecionará ‘Problemas Psicopedagógicos da Aprendizagem’, participarão ainda os docentes do DEP: Helena Araújo e Sá (‘Desenho Curricular’); Manuela Gonçalves (‘Sociologia da Educação’); Maria João Loureiro (‘Tecnologia e Inovação em Educação’); Marlene Miguéis (‘Psicologia da Educação’); António Neto Mendes (‘Tendências Pedagógicas Contemporâneas’) e Manuel Ferreira Rodrigues (‘História da Educação’).

O ISCED Huíla é uma instituição com mais de 40 anos de existência, possui experiência na formação de professores e desenvolve, desde 2004, atividades com a colaboração de profissionais de diferentes nacionalidades em vários mestrados, como nas áreas de Ensino das Ciências, Desenvolvimento Curricular e Ensino da Língua Portuguesa.