UA: Ubiwhere integra laboratório aberto na UA com 5G na agenda.

2021-06-15 19:09

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade quer servir os alunos graduados com um novo espaço de investigação no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática.

O Connected Intelligence Open Lab, by Ubiwhere, é especialmente dedicado à experimentação e desenvolvimento em Tecnologia, Conectividade e Inteligência Urbana, tendo por objetivo alavancar parcerias entre a academia e o cluster tecnológico que permitam a geração de dados e inteligência para as cidades, numa lógica de conectividade e interoperabilidade.

Este Open Lab tem como objetivo baixar as barreiras de entrada a novos developers, estudantes, investigadores ou startups que queiram testar aplicações utilizando num ambiente end-to-end de 5G.

Recorre ao 5G core para possibilitar o teste de aplicações que utilizem esta tecnologia como base.

Nuno Borges de Carvalho, responsável pelo Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, acredita tratar-se de um equipamento importante na formação dos pós graduados (com áudio)

Os CEOs da Ubiwhere, Rui A. Costa e Nuno Ribeiro, estiveram na abertura.

Pelas ligações mantidas com a UA e pela criação da própria empresa também estimulada pela academia, a tecnológica aveirense explica que se trata de retribuir o apoio da academia (com áudio)

O Reitor Paulo Jorge Ferreira destaca a formação de “base sólida” e as iniciativas para “aproximar” as empresas.

Confessa que o laboratório aberto cumpre os dois objetivos (com áudio)