UA quer manter projeto sobre literacia dos oceanos.

2023-05-19 10:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A UA quer seguir com a literacia dos oceanos nas escolas.

O “ECOMARE: SOS Animais Marinhos”, projeto da Universidade de Aveiro sobre literacia do Oceano, financiado através do programa Crescimento Azul dos EEA Grants, irá oficialmente terminar em junho e essa etapa final ficará marcada por seminários e atividades para a comunidade de agrupamentos escolares, no início da semana (dias 22, 23 e 24 de maio).

Serão três dias de seminários e atividades nas suas instalações para os alunos dos agrupamentos de escolas parceiros, nomeadamente, os agrupamentos da Gafanha da Nazaré, da Gafanha da Encarnação e de Ílhavo, e de escolas azuis de outras regiões, como o Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, associando o término do projeto às celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio).

Com o objetivo de despertar a consciência das crianças e jovens em idade escolar, alterar as suas atitudes e aumentar a sua participação em atividades que contribuam para um Oceano mais saudável, a equipa do CRAM-ECOMARE deu a conhecer os impactos das atividades humanas nos animais marinhos e o seu papel na resposta a estas ameaças em 47 sessões, realizadas online e presencialmente nas escolas.

As sessões abrangeram cerca de 1800 alunos de todos os níveis de escolaridade durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023.

Estão previstos ainda nove seminários a desenvolver no ECOMARE com as escolas azuis e parceiras, durante os três dias do evento de encerramento do projeto.

Através deste projeto, os alunos puderam conhecer melhor os animais marinhos (aves, tartarugas e mamíferos marinhos) que ocorrem ao longo da costa portuguesa, com especial foco sobre o Boto, um mamífero marinho com o estatuto de conservação “Criticamente em Perigo” em Portugal, e descobrir etapas e histórias de reabilitação de alguns animais marinhos admitidos neste Centro.

A equipa fala em sucesso e admite seguir com novas ações para escolas.

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

As EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiou de uma verba de 102,7 milhões de euros.