Quercus assinala falta de respostas sobre qualidade do ar.

2022-02-26 08:41

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus exige transparência sobre a qualidade do ar na região.

A Associação Nacional de Conservação da Natureza revela que nos últimos treze meses solicitou, sem sucesso, o acesso aos dados do analisador de Benzeno instalado na Estação da qualidade do ar de Estarreja.

A Câmara Municipal de Estarreja anunciou que solicitou um esclarecimento urgente à CCDR sobre a qualidade do ar no concelho mas também sem informação pública.

A Quercus considera “inaceitável” que a única estação de qualidade ar registada na plataforma QualAR também não forneça os dados de cada um dos poluentes medidos como o dióxido de azoto, o monóxido de carbono e as partículas em suspensão, essencial para aferir de forma rigorosa a qualidade do ar na área.

A Quercus relembra que, em janeiro, foram registadas concentrações de partículas PM10 acima do valor-limite diário de partículas inaláveis, ou seja, um índice considerado “perigoso”.

A Quercus exige, por isso, o reforço da fiscalização de todas as fontes industriais existentes no complexo e na área envolvente e exige às entidades envolvidas que “divulguem, de imediato, os dados ao público”.