Portugal de luto pela morte de Jorge Sampaio. Partidos cancelam ações de pré campanha.

2021-09-10 16:22

Categoria: 

Concelho: 

Portugal de luto e a campanha para as autárquicas para em sinal de respeito pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio que faleceu aos 81 anos.

As concelhias do PS estão a publicar uma mensagem de despedida em que assumem “indescritível dor pela partida de um dos seus mais brilhantes intelectuais” salientando que Portugal e o mundo “despedem-se hoje de um intérprete notável da solidariedade sem fronteiras”.

Outros partidos e coligações juntam-se ao luto com cancelamento das ações previstas para este fim de semana.

Em Ílhavo foi cancelada a caravana ciclável prevista para sábado.

A coligação Viva'Aveiro, que agrupa PS e PAN, decidiu cancelar todas as ações de campanha eleitoral, até terminar o luto nacional que o Governo decretará.

A Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM) que tinha agendado para hoje a divulgação do programa também parou a atividade até segunda.

“Aos seus Familiares ficam as nossas sentidas condolências, manifestando um público Voto de Pesar pelo seu falecimento e associando-se ao Luto Nacional decretado pelo Governo”.

Ribau Esteves diz tratar-se de um “Homem Notável”, “servidor de causas públicas” e exemplo de vida.

O Bloco de Esquerda suspende a sua campanha até domingo.

Recorda o papel de Jorge Sampaio na resistência, no apoio aos presos políticos e na luta contra o fascismo.

“Ainda a sua participação na democracia, nomeadamente enquanto Presidente da Câmara Municipal - à frente de uma inédita coligação de esquerda - que procedeu a uma gigante transformação no direito à habitação em Lisboa”.

Distingue ainda o esforço pela independência de Timor Leste e na oposição à guerra do Iraque.

O movimento independente Sentir Aradas também já assumiu paragem nas ações e distingue Sampaio como "figura ímpar da democracia portuguesa".

Jorge Sampaio manteve com a cidade e com a Universidade uma relação estreia. 

Distinguiu Aveiro como membro honorário da ordem da liberdade e na Universidade encontrou parceiro para acolher jovens estudantes em fuga a conflitos no médio oriente. 

Fotografia: Paulo Vaz Henriques