“Pint of Science” em Festival de Ciência.

2023-05-22 07:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Arranca esta segunda-feira o festival de ciência “Pint of Science”.

O festival internacional “Pint of Science”, “Um fino com ciência” (tradução não direta), propõe um conjunto de tertúlias sobre ciência em ambiente informal em vários pontos do mundo.

É considerado o maior festival de comunicação de ciência do mundo, pois decorre em 26 países, mais de 400 cidades, e passará por bares de Aveiro nos dias 22, 23 e 24 de maio. A primeira sessão é intitulada “A nossa ria”.

Da arte à matemática, da botânica à robótica, das línguas à neurociência, são vários os tópicos que serão tema de conversa nos bares portugueses de Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa e Porto.

O festival "Pint of Science", evento principal da organização sem fins lucrativos com o mesmo nome, com o objetivo de aproximar o público das descobertas científicas, vai também decorrer, portanto, na cidade da Ria, esta segunda, terça e quarta.

O programa deste ano, em Aveiro, inclui dois oradores e investigadores, por cada sessão, que responderão e satisfarão a curiosidade dos participantes sobre as suas recentes descobertas e sobre o seu dia a dia. Nada melhor do que começar com a Ria (de Aveiro) e da sua importância.

Daniel Santos vai ser o primeiro orador apresentando o projeto VACALOURA.pt, projeto de ciência cidadã e exemplo de como a envolvência da comunidade é importante em projetos de investigação científica.

Segue-se a investigadora Ana Sousa que falará de pradarias marinhas, áreas da Ria onde prolifera um conjunto de ervas e algas marinhas que deram origem aos termos moliço e moliceiro.

O programa do “Pint of Science”, em Aveiro, vai ainda incluir outras cinco sessões sobre diferentes temas em distintos espaços: nos bares “Rockabilio”, “Alavarium”, “Maravilhas”, “Route 66” e “Yeah! Aveiro”.

Hoje, às 19h, abertura, no Atrium, junto ao pavilhão do Galitos para o tema “A nossa ria”

Mais tarde, às 20h00, no Rockabilio, em análise o tema “Materiais inteligentes e escolhas sustentáveis” sobre “Bioimpressão de modelos tumorais 3D para o estudo de novas terapias para o cancro”, por Vítor Gaspar (CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, UA) e “Saindo da casca”, por Paula Ferreira (CICECO, UA).

Na terça, dia 23 de maio, 19h00, no Alavarium, tema “Com-vida” sobre “Uma pincelada de realidade aumentada em percursos pela cidade, com a app EduCITY”, por Lúcia Pombo (Departamento de Educação e Psicologia, UA) e “Teremos um problema genético com a participação cívica em Portugal?”, por José Mota (Departamento de Ciências Sociais, Política e do Território, UA).

Às 20h00, no Maravilhas, tema “Só boas energias” sobre “O papel dos materiais nos dispositivos biomédicos”, por Vítor Sencadas (Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, UA) e “Podemos caracterizar a dor através dos nossos sinais fisiológicos?”, por Raquel Sebastião (Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, UA).

A fechar, a 24, 19h00, no Route 66, em foco o tema “A um passo da estrela do mar” sob o mote “Se eu fosse uma salamandra esta conversa (sobre neurorregeneração) era outra!”, por Sandra Vieira (Instituto de Biomedicina de Aveiro-iBiMED, UA) e “Especialistas e generalistas: o trabalho de equipa das células do cérebro”, por Diogo Trigo ( iBiMED, UA).

E, a fechar, às 20h00, no Yeah, sob o tema “Mais vida, menos tédio” fala-se de “Soluções digitais e solidão: perspetivas de adultos mais velhos”, por Sara Guerra (CINTESIS, UA) e “A tecnologia como facilitador da reabilitação cognitiva”, por Ana Martins (CINTESIS, UA).

Os bilhetes para cada sessão estão à venda no Ticketline e têm o custo simbólico de 2,5€.

Será possível também adquirir o bilhete no próprio dia, à porta do bar, pelo valor de 3€, caso a sessão não esgote antecipadamente.