Ovos Moles e Vinho da Madeira na base de parceria de confrarias.

2021-10-11 07:00

Categoria: 

Concelho: 

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro e a Confraria Enogastronómica da Madeira estabeleceram um protocolo de geminação e elegeram o Vinho da Madeira que melhor harmoniza com os Ovos Moles de Aveiro.

A geminação entre as duas Confrarias será concretizada em duas fases e a primeira aconteceu na cidade do Funchal.

Aquando da assinatura do protocolo de geminação, estiveram presentes, o Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, em representação do Governo Regional da Madeira, a Presidente do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, Paula Jardim Duarte, o Presidente Europeu das Confrarias Báquicas, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves e o Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

A comitiva da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, que se deslocou à Ilha da Madeira, foi composta por nove Confrades.

Refere o protocolo assinado entre as duas Confrarias, que a história dos Ovos Moles de Aveiro pode estar relacionada com a produção de açúcar na Ilha da Madeira, e com a produção de cerâmica na zona de Aveiro, que servia para transportar o açúcar aquando das transações comerciais realizadas no início do séc. XVI.

“A ligação dos Ovos Moles de Aveiro ao açúcar proveniente da Ilha da Madeira pode e deve ser motivo de colaboração no desenvolvimento de diversas atividades conjuntas, assim como na procura de documentação que sustente esta relação histórica”.

Refere ainda o protocolo assinado, que as duas Confrarias irão colaborar de modo a definir, projetar e dinamizar ações delineadas em conjunto, e que contribuam para a divulgação desta geminação, assim como dos produtos por estas Associações defendidos.

Esta primeira parte da geminação entre as duas Confrarias, teve como ponto base, a eleição do Vinho da Madeira que melhor harmoniza com os Ovos Moles de Aveiro.

Na agenda desta geminação esteve uma prova de Vinhos da Madeira, com degustação de Ovos Moles de Aveiro, realizada no Instituto do Vinho, Bordado e do Artesanato da Madeira.

A concurso estiveram doze vinhos, dos oito produtores de Vinho Madeira.

O vencedor foi D’Oliveiras Malvazia Colheita 2002.

A segunda fase desta geminação, será realizada em Aveiro, aquando do Capítulo da Confraria dos Ovos Moles, tendo por mote as trocas comerciais entre a Ilha da Madeira e a Região de Aveiro, relacionadas com a cerâmica e o açúcar.

O programa do XX Capítulo da Confraria Enogastronómica da Madeira, teve como pontos altos a receção dos convidados na Assembleia Legislativa da Madeira, pelo seu Presidente José Manuel Rodrigues, onde foram entronizados novos Confrades.

De referir que Sérgio Ribau Esteves, Chanceler Mor da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro foi entronizado Confrade de Honra da Confraria Enogastronómica da Madeira.