Ordem dos Médicos do Centro reforça o apelo aos cuidados a ter em época festiva.

2021-12-24 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Ordem dos Médicos do Centro reforça o apelo aos cuidados a ter em época festiva.

Face ao recrudescimento galopante do número de infetados em Portugal, e na zona Centro em particular, e ao impacto daí decorrente sobre os hospitais e os centros de saúde, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, faz um apelo para que todas as pessoas cumpram com as medidas de prevenção ao contágio e transmissão da doença COVID-19 e que estejam devidamente vacinadas aquando dos encontros sociais habituais neste período festivo.

"Dependemos todos uns dos outros, é muito importante assumirmos esta atitude pedagógica para ajudar, coletivamente, a combater o vírus", acentua.O presidente da SRCOM alerta ainda para a capacidade de resposta do SNS.

“A capacidade de resposta do SNS está dependente da responsabilidade e do civismo de todos durante estas festas de final de ano. Não queremos que possa repetir um cenário semelhante ao do ano passado. Para isso, todos têm de contribuir e terem os cuidados adequados". 

E, neste contexto, reforça as principais medidas recomendadas para a prevenção da COVID-19, nomeadamente a utilização adequada das máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento físico, a etiqueta respiratória ao tossir e espirrar, a ventilação dos espaços, isto é, todos os cuidados já conhecidos e colocados em prática nos centros de saúde e hospitais. 

O presidente da SRCOM reforça ainda a necessidade imperiosa de realizar previamente testes de diagnóstico SARS-CoV-2 quando estão em causa contactos sociais.