Oliveira do Bairro: Município com programa de qualificação de adultos.

2021-06-08 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro, em parceria com o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia, inicia esta terça um conjunto de sessões de esclarecimento dirigidas à população interessada em aumentar as suas habilitações escolares.

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia é um centro vocacionado para a qualificação de jovens/adultos.

Neste contexto, é responsável pela informação, orientação e encaminhamento de candidatos para ofertas formativas, tendo por base as diferentes modalidades de qualificação, procurando adequar as ofertas existentes aos perfis, necessidades, motivações e expetativas dos candidatos e às dinâmicas do mercado de trabalho.

Após a análise cuidada do percurso do candidato, é delineado um plano que permita não só aumentar a qualificação, como responder às necessidades sentidas a nível da sua esfera pessoal, social e profissional.

Esta entidade desenvolve processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, denominado de Processo de RVCC, de âmbito escolar e/ou profissional, em horário laboral ou pós-laboral e com possibilidade de itinerância.

A Certificação Escolar permite obter o 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade e a Certificação Profissional permite validar e certificar os conhecimentos e as competências profissionais resultantes da experiência adquirida em diferentes contextos.

A certificação obtida através deste sistema permite a valorização pessoal, social e profissional bem como a obtenção de uma carteira profissional.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, esta iniciativa é “mais um exemplo do investimento que este Executivo tem feito na área de Educação, apostando, desta vez, na formação dos adultos ao longo da vida, numa lógica de proximidade que não deixa ninguém para trás”.

Relembre-se que, ainda no âmbito da educação para adultos, o Município tem também promovido cursos de “Português Língua de Acolhimento”, dirigidos a migrantes residentes no Concelho, e apoiado de forma contínua a Universidade Sénior de Oliveira do Bairro e o Instituto de Educação e Cidadania, que também promovem atividades formativas destinadas a este público, numa lógica de formação ao longo da vida.

As sessões vão realizar-se no anfiteatro da Escola Secundária de Oliveira do Bairro nos dias 8 de junho, pelas 19h, para adultos sem o secundário completo, 17 de junho, às 10h30 e 19h, para adultos sem o 2.º e 3.º ciclos de escolaridade completos, e 26 de junho, às 10h30 e às 19h, para adultos sem o 1.º ciclo de escolaridade completo.

Através destas sessões, e mediante o interesse da população, prevê-se a abertura de cursos de educação, educação/formação, reconhecimento, validação e certificação de competências, a partir de setembro e durante, pelo menos, o próximo ano letivo, a decorrer em Oliveira do Bairro.