Instituto de Materiais de Aveiro realiza jornadas na Vista Alegre. Ciência e emprego em debate.

2023-10-12 07:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu da Vista Alegre recebe as jornadas do Instituto de Materiais de Aveiro.

Trata-se de uma organização do CICECO, o maior instituto de materiais do país e um dos mais prestigiados a nível internacional.

Abertura às 9h50 numa edição que aborda temas que ultrapassam os limites habituais de um encontro científico, incluindo desenvolvimento e oportunidades de carreira, gestão de stress, networking (inter)nacional e políticas científicas.

O Instituto de Materiais de Aveiro, antigo CICECO-Centro de Investigação em Cerâmica e Materiais Compósitos, foi criado em Março de 2002 na Universidade de Aveiro, com a missão de desenvolver o conhecimento científico e tecnológico necessário à produção inovadora e transformação de cerâmicas e híbridos orgânico-inorgânicos e materiais para um desenvolvimento sustentável.

A iniciativa de hoje conta com uma competição de pitch para estudantes, apresentação de pósteres, palestras por personalidades convidadas e um espetáculo musical.

Do conjunto de iniciativas, destacam-se as palestras que contam com convidados especialistas em várias áreas, como “Ferramentas de Inteligência Artificial na publicação científica”, a cargo de Pascal Coupet, da Elsevier, “Saúde mental em ambiente académico”, responsabilidade de Brian Cahill, do Laboratório de Análise de Aprendizagem e Habilidades do Centro de Informação Leibniz para Ciência e Tecnologia TIB Leibniz e uma performance do música e atual doutorando JP Coimbra, que vai explicar e demonstrar como utilizar o estúdio como espaço de performance e ferramenta de composição Sonora, ao mesmo tempo.

O CICECO é atualmente o maior instituto português na área da ciência e engenharia dos materiais, com um quadro de quase 500 pessoas dos Departamentos de Química, Física e Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro.

Na última avaliação de investigação nacional (2017/18) realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o CICECO tornou-se o Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais com melhor classificação nacional.

Lidera os pedidos de proteção da propriedade industrial, apresentados ao Instituto Europeu de Patentes, em 2022.

Na lista, liderada pelo segundo ano consecutivo pela tecnológica Feedzai, o TOP 10 contém mais universidades portuguesas do que empresas.

Na lista, onde a Universidade de Aveiro apresenta o mesmo número de submissões que a Feedzai, 5% dos pedidos de patentes pertencem ao CICECO, o que faz deste laboratório a segunda entidade nacional com mais registos de patentes no EPO.

A acrescentar a este facto, destaca-se a interface entre as patentes e a criação de spin-offs.

Atualmente, 10% das patentes deste Laboratório Associado da Universidade de Aveiro encontram-se licenciadas a spin offs.

A comissão organizadora deste ano está a cargo de Vítor Sencadas, Mariana Oliveira e João Amaral.