Ílhavo: Museu Marítimo acolheu mais um encontro de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude.

2023-04-24 15:12

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo foi palco para o 5º Encontro Comité Organizador Diocesano, Comités Organizadores Arciprestais e Comités Organizadores Paroquiais no passado sábado, dia 22 de abril.

Com os olhos postos nas 710 horas vividas na companhia dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a cruz peregrina e o ícone mariano, Pedro Carvalho, coordenador do COD Aveiro, sublinhou que a Diocese de Aveiro teve Jesus Cristo como inspirador.

“Ele não se desviou da sua missão”, “Ele fez coisas difíceis”, “Ele avançou através dos seus medos”, “Ele deu um passo de cada vez”, “Ele formou equipa” foram algumas das frases projetadas que deram mote para a conclusão de que a Diocese de Aveiro no seu todo tentou seguir também as passadas e atitudes de Jesus Cristo.

Na área das famílias de acolhimento e inscrições dos peregrinos estrangeiros, sabe-se que há jovens oriundos dos quatro continentes num total de 17 países pertencentes a 42 grupos diferentes.

De forma a mostrar aos presentes que os peregrinos já inscritos “têm cara”, a delegação da Arquidiocese de Colónia na Alemanha que pretende trazer 300 peregrinos para Aveiro, deixou mensagem de agradecimento.

Já na área do voluntariado, Paulo Nunes, responsável do COD pela área, aproveitou a sua intervenção para esclarecer que todos os jovens das catequeses e grupos de jovens são participantes e voluntários, devendo estar dispostos a ajudar no necessário durante os Dias nas Diocese que acontecem entre 26 e 31 de julho.

O responsável pela área do voluntariado mobilizou ainda os voluntários de cada COA e COP’s a estarem presentes num (ou vários) encontros de voluntários que vão acontecer no decorrer do mês de junho e ainda os chefes de equipa para Lisboa a estarem online no fim de semana de 15 e 16 de julho, invés de estarem presencialmente na semana anterior na capital.

Já na área da programação, a equipa explicou que quis ser “sonhar e fazer diferente” nos eventos que desenvolveram e que começaram a “pintar a tela branca” com uma premissa em mente: “desenvolver eventos em locais fora da caixa e que normalmente não são associados à religião católica”.

O responsável do COD pela área da programação, Tiago Santos afirmou que o mês de peregrinação dos símbolos foi uma “aprendizagem e um teste” para os Dias nas Dioceses, mostrando aos presentes que é necessário estar preparado para imprevistos de última hora.

“Desejávamos, esperávamos, conseguimos, vitória”.

Foi com esta famosa frase, proclamada em 2019 pelo Presidente da República, que Tiago Santos terminou a sua intervenção mostrando um sentimento de vitória e realização pelo que foi concretizado, entre os dias 03 março e 02 de abril.

Também já projetando o que serão os próximos meses até ao grande encontro mundial com o Papa Francisco e focando nos DnD, o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro afirmou que os Dias nas Dioceses vão ser “um grande desafio” e que vão marcar não só os peregrinos estrangeiros, mas também “os jovens de Aveiro, as famílias de acolhimento e as pessoas das paróquias que são tocadas com a presença dos estrangeiros”, mas sobretudo com o “trabalho que está a ser desenvolvido”.

Para o Bispo de Aveiro, nessa semana, o importante não é a quantidade de atividades e eventos que se realizam, mas sim “marcar muito” os que vão viver essa semana na Diocese de Aveiro.

Ao longo deste encontro, as intervenções de cada área foram intercaladas com vídeos de alguns momentos COD concretizados na peregrinação dos símbolos (disponíveis brevemente no canal de Youtube do COD Aveiro).