Ílhavo: "Equipas de intervenção permanente são passo para a profissionalização" - Pedro Barreirinha.

2022-04-14 11:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os Bombeiros de Ílhavo apostam no reforço de meios humanos e materiais.

No momento em que celebra os 129 anos da corporação, o comandante Pedro Barreirinha adianta que é necessário dar passos para assumir a profissionalização.

A criação de equipas permanentes é um movimento que ainda está a dar os primeiros passos.

Reforçar apoios e garantir equipas de resposta em prontidão é um caminho que tem vindo a ser feito mas ainda em ritmo lento.

O comando dos bombeiros assegura que a captação e formação de aspirantes e a criação de carreiras sólidas pode ajudar a afirmar os bombeiros como pilar da proteção civil (com áudio)

Pedro Barreirinha fala de um momento festivo pelo aniversário mas também nostálgico pela perda de uma adjunta do comando.

Em entrevista à Terra Nova falou das ambições para a corporação (com entrevista na íntegra)

Os Bombeiros de Ílhavo iniciaram, esta semana, a comemoração do 129º aniversário com hastear de bandeiras e formatura geral no quartel.

O ponto alto das comemorações será a 23 de Abril, dia em que haverá condecorações, promoções, Eucaristia, romagem ao cemitério, sessão solene, inauguração de um monumento, na rotunda junto ao Quartel, e desfile apeado e motorizado.

A data é assinalada no momento em que as corporações em Portugal assumem a gestão da proteção civil e avançam para a contratualização de equipas permanentes.

Mas também no momento em que se discute o financiamento dessas estruturas.