Fábrica com café de ciência sobre "design e o mar".

2022-02-17 07:31

Categoria: 

Concelho: 

Café de Ciência "O Design e o Mar: repensar o ciclo de vida dos nossos produtos” tem sessão simultaneamente presencial e online.

Convida Teresa Franqueira do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Esta quinta-feira, a partir das 18h00, acontece a quarta sessão do ciclo de Cafés de Ciência dedicados ao Mar, organizados pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Teresa Franqueira, do Departamento de Comunicação e Arte e diretora da Design Factory Aveiro é a convidada desta conversa que tem como título “O Design e o Mar: repensar o ciclo de vida nos nossos produtos”.

No nosso quotidiano usamos muitos objetos e um sem número de artefactos que fazem parte do mundo artificial em que vivemos.

Alguns mais úteis, outros mais supérfluos, uns com os quais criamos relações emotivas, outros que apenas desempenham um papel meramente funcional, mas todos foram pensados e desenhados para serem usados por um período de tempo.

O design desempenha um papel muito importante, senão determinante, no ciclo de vida dos produtos e nas relações que criamos com os objetos.

O que fazemos com eles enquanto são úteis e desempenham as suas funções é tão importante como o papel que irão ter quando já não precisamos deles. Onde os deitamos fora? Como os deitamos fora? São reciclados? Vão para aterro? Acabam no mar? Nas nossas praias? Têm uma outra vida?

Estas e outras questões serão abordadas pela especialista convidada.

Este Café de Ciência decorre em formato presencial com transmissão simultânea em livestreaming no Canal YouTube da Fábrica, sendo que o link de acesso à sessão está disponível aqui.

Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto "Mar Azul: comunicar para envolver e educar", promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e é financiado pelo Fundo Azul.