Enfermeiros em protesto na cidade de Aveiro pedem apoio à populaçao.

2021-09-07 16:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ação de protesto dos enfermeiros em Aveiro, esta quarta-feira, no centro da cidade.

A campanha “Agora somos nós que precisamos de si!” vai estar no centro da cidade, entre as 9h30 e as 12h, para evidenciar a importância dos enfermeiros e do Serviço Nacional de Saúde (SNS) junto da população.

Os enfermeiros foram cruciais neste último ano e meio mas sentem estar a ser tratados como “descartáveis”.

Alegam que o governo “ignora a experiência profissional e anos de trabalho”, ignora o desgaste de milhares de horas extraordinárias” e “ignora injustiças que se arrastam há demasiados anos”.

Este é um mote de uma campanha a nível nacional que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses está a desenvolver em nome dos enfermeiros.

“Apesar do poder político reconhecer o esforço, a disponibilidade e o carácter excecional dos enfermeiros no combate à pandemia e na retoma da atividade dos hospitais e centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde, continuamos confrontados com graves problemas que têm que ser ultrapassados”.

Dá como exemplo o elevado número de enfermeiros em situação precária e as cargas horárias com milhares de horas extraordinárias.

“Os enfermeiros demonstraram, hoje como sempre, que o seu foco são os utentes, as suas famílias e as comunidades. Por isso, exigimos melhores condições de trabalho que significa mais segurança e mais qualidade nas prestações dos cuidados de saúde”.

Em Aveiro haverá conferência de imprensa às 11 horas na Praça Melo Freitas.

Será assinado um Mural e um postal no sentido do “esclarecimento das injustiças para com os enfermeiros para posteriormente enviar ao Governo/ Ministério da Saúde”.