Empresas e Porto de Aveiro testam planos de emergência.

2021-11-23 06:53

Categoria: 

Concelho: 

Simulacros no terminal químico do Porto de Aveiro a fechar o ano.

Porto e empresas estão a testar a resposta em situações de emergência.

Exercícios que mobilizam os Bombeiros Voluntários de Ílhavo e Aveiro e cuja ação passa pela área portuária.

Hoje é dia para simulacro numa das empresas com apoio dos Bombeiros de Ílhavo.

No sábado, dia 20, exercício de acidente simulado no âmbito do Plano de Emergência Interno da APA.

O simulacro teve como cenário uma fuga de metanol, seguida de incêndio num navio em operação na ponte cais n. º 26 no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro (TGL).

O principal objetivo do simulacro foi avaliar a capacidade de resposta para a emergência de acordo com os pressupostos dos Planos de Emergência Internos das empresas que operam na ponte cais n. º26, Prio Energy Supply e Bresfor (Indústria de Formol), e do Plano de Emergência Interno da APA.

A partir do Centro de Coordenação de Operações foi realizada a gestão do acidente simulado através dos canais de comunicação estabelecidos com as várias equipas de intervenção no local, nomeadamente com a equipa de brigadistas da Prio Energy e da Bresfor, com as corporações de Bombeiros de Voluntários de Ílhavo e Aveiro, com a tripulação dos rebocadores da Tinita e com as equipas dos núcleos de intervenção da APA.

Durante este simulacro foi possível visualizar, em tempo real, as operações no terreno através das imagens captadas pelas câmaras CCTV dos terminais e por um DRONE, disponibilizado pelo parceiro de projeto - Vodafone Portugal Aeriya/ Beyond Vision.

No final do simulacro foi realizado um briefing com todos os participantes, tendo sido avaliada a intervenção e a capacidade de resposta à emergência.