Carnaval de Vale de Ílhavo sai à rua no próximo fim-de-semana.

2022-02-21 11:35

Categoria: 

Concelho: 

Cardadores de Vale de Ílhavo levam a folia do Entrudo às ruas.

O programa inclui atividade à meia noite do próximo sábado com o apregoar ao Santo (ao som de búzios e do corno de boi).

No próximo dia 27 fevereiro (domingo), às 15h00, há arruada.

No dia 1 março (terça), às 13h00, há Cortejo do Santo e às 15h arruada.

Em Vale de Ílhavo, a celebração carnavalesca sai à rua com os Cardadores, icónicas figuras desta localidade, entre 26 de fevereiro e 1 de março.

Criam as suas máscaras em pele, cortiça e penas, destacando-se um nariz feito com panos vermelhos, que combinam com vestes coloridas e um cinto com sinos à cintura.

O traje é complementando por calções, meias e sapatilhas.

Totalmente irreconhecíveis anunciam a sua chegada com urros, dançam e “cardam” as raparigas - utilizam cardas, um objeto tradicionalmente utilizado na fiação e tecelagem, de lã ou linho.

Diz a história que no início dos festejos a carda era real, posteriormente os picos foram substituídos por lixa, e hoje em dia a carda é composta unicamente por duas tábuas lisas.

Os cardadores são iniciados através de um sigiloso processo de integração juvenil, que inclui a execução das máscaras e a aprendizagem dos rituais durante os festejos, sobretudo a cardação das raparigas e as danças e urros que lhes são característicos.

Francisco Pinho, líder da Associação Os Cardadores de Vale de Ílhavo, diz que, ao longo dos anos, todas as famílias de Vale de Ílhavo tiveram, pelo menos, um cardador, sendo esta uma tradição que passa de geração para geração.

Acredita que a adrenalina, a folia e a partilha são as razões da longevidade desta tradição.

Vale de Ílhavo é uma localidade da freguesia de São Salvador, em Ílhavo, também conhecida pelas suas padeiras que confecionam as afamadas padas e folares de Vale de Ílhavo.

No próximo fim-de-semana não há Corso, saindo para a rua, somente os Cardadores. A 24 e 25 de Abril vai realizar-se o tradicional Corso Carnavalesco.