BE quer reabertura de urgências básicas em locais onde encerraram serviços.

2015-01-29 10:56

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda promete levar à Assembleia da República um projeto de lei para reestruturar as urgências hospitalares, propondo que existam sempre Urgências Básicas onde existem Urgências Médico-Cirurgicas e Urgências Polivalentes. Este é o modelo de reforço de meios para acabar com saturação em serviços de referência.

Pedro Filipe Soares lembra que “já há muito que profissionais de saúde, comissões de utentes e doentes vinham a avisar para a falta de pessoal e a sobrecarga de trabalho nas urgências e serviços hospitalares”.

No que toca, em particular, ao Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) têm sido de conhecimento público as críticas de responsáveis de serviços sobre a falta de pessoal, nomeadamente, em áreas como os cuidados intensivos.

“Com a situação de rotura vivida nas Urgências deste hospital exigimos do Governo a atuação imediata no sentido de reforçar pessoal médico”.

Pede também a “reestruturação dos serviços hospitalares” com reabertura de urgências básicas que encerraram. “Nunca é demais lembrar que o Hospital S. Sebastião foi construído e dimensionado para servir metade da população que hoje serve; e nunca é demais lembrar que o encerramento de valências nos hospitais de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis sobrecarregaram o Hospital S. Sebastião”.