Associação Bioliving incentiva construções ecológicas para públicos com deficiência, crianças e idosos.

2021-08-27 09:06

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Bioliving vai manter as ações de voluntariado ambiental e desta vez regressa a Lousada em ação de voluntariado internacional mesmo em tempo de pandemia.

A Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira, a Associação BioLiving e o Município de Lousada, com apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, vão organizar um novo Campo de Voluntariado Internacional em Lousada.

De 30 de agosto a 10 de setembro, Lousada acolherá 25 jovens voluntários oriundos de oito países (Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, República Checa, Rússia e Portugal).

Este é o quinto campo deste tipo organizado em Lousada, e o décimo coordenado pela Associação BioLiving.

Depois das outras edições se terem dedicado ao controlo de espécies exóticas invasoras e ao restauro ecológico de rios e florestas, este campo promete aliar a conservação da natureza à pedagogia e à inclusão, através da construção de estruturas ecológicas que facilitarão a exploração sensorial e didática da Mata de Vilar por parte de públicos portadores de deficiência, crianças e idosos.

Estas construções contarão com um Dia Aberto à participação de todos os interessados, no sábado, dia 4 de setembro.

Como habitualmente, o plano de trabalhos inclui ainda um segundo Dia Aberto, no domingo 5 de setembro, na Foz do Sousa, para remoção de espécies exóticas invasoras aquáticas.