Anadia: Município vai criar Centro Municipal de Operações de Socorro.

2022-01-28 15:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia vai criar um Centro Municipal de Operações de Socorro.

Para a concretização deste projeto vai ser celebrado um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA), entidade que será parceira na operacionalização desta resposta.

O protocolo de colaboração prevê que o Município de Anadia atribua uma comparticipação financeira anual de 76.380,00€ para apoiar o funcionamento do Centro Municipal de Operações de Socorro.

A autarquia irá ainda disponibilizar um veículo polivalente, devidamente equipado e demais logística para a operacionalização do serviço de resposta.

Da parte da AHBVA serão disponibilizados os recursos humanos, com formação adequada, a afetar ao funcionamento do Centro e ao piquete de intervenção, denominado de Piquete de Resposta Municipal.

Sinalização de perigos, balizamento de áreas, derrocadas/desabamentos, obstrução de vias, danos em condutas, apoio aos serviços municipais, destruição de ninhos de vespas, captura de animais errantes, são algumas das áreas de intervenção do CMOS.

A decisão foi aprovada, por maioria, na reunião de executivo, esta quinta-feira, 27 de janeiro.

O CMOS vai ficar instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para o efeito, vai ser criada uma linha de emergência designada de “Anadia Segura”, cujo número será divulgado oportunamente.

Esta linha terá como objetivo a receção, o tratamento e o encaminhamento de todos os pedidos de socorro ou de colaboração efetuados pelos munícipes e, caso se revele necessário, acionará as Forças de Segurança, Proteção e Socorro, bem como os demais serviços com responsabilidade no concelho de Anadia.