Região de Aveiro tem projetos de regadio com financiamento garantido.

2018-08-20 12:09

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria, Águeda, Anadia e Vale de Cambra têm projetos na área do regadio com financiamento garantido.

São cerca de 6,35 milhões de euros de investimento em 59 regadios, cujos projetos de recuperação foram já aprovados pelo Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Abrangendo uma área superior a 1.800 hectares de regadio, estes projetos e situam-se maioritariamente nas regiões Norte e Centro do país, distribuídos por 32 concelhos em 8 distritos. Com a recuperação destes regadios serão beneficiadas cerca de 3.700 explorações agrícolas.

Estes 59 projetos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios, que prevê um investimento global de 534 milhões de euros até 2022 na criação de mais 49 mil hectares e na reabilitação de 41 mil hectares de regadio, que vão criar 10.500 postos de trabalho permanentes.

Os projetos agora aprovados beneficiam sobretudo a pequena agricultura familiar, “que o Governo pretende discriminar positivamente, de acordo com uma estratégia de apoio ao setor que se traduza na valorização da atividade e na consequente melhoria de rendimento para este segmento”, explica o Ministro Luís Capoulas Santos.

“Faz parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água”, acrescenta o titular da pasta da Agricultura.