"Vocês são um ótimo exemplo de um tecido empresarial irrequieto e ambicioso" - Secretário de Estado da Indústria.

2016-04-28 08:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cerca de 8% das empresas criadas no país em 2015 têm raiz no distrito de Aveiro e cerca de 19% do investimento aprovado dos sistemas de incentivos também está na esfera distrital. São dados avançados na cerimónia que celebrou os 25 anos do IAPMEI em Aveiro.

O responsável pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas revela que os valores do Fundo de Dinamização do Comércio, do QREN e do Portugal 2020 rondam 1.400 milhões de euros.

Além de distinguir empresas que nasceram na mesma altura da chegada do IAPMEI a Aveiro, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, deixou uma palavra de agradecimento aos empresários e aos que trabalham no Instituto (com áudio).

Aveiro tem cerca de 13% do total de empresas PME Excelência do país – cerca de 200 empresas - e 837 empresas PME Líder. O título de PME Líder é atribuído pelo IAPMEI às empresas que apresentem um resultado líquido positivo, com um volume de negócios superior a um milhão de euros e gozem de autonomia financeira com capitais próprios não inferiores a 30%, beneficiando de acesso a linhas de crédito em condições especiais.

As PME Líder de Aveiro geraram em 2015 um volume de negócio de 3.940 milhões de euros, um crescimento de 6,6% comparativamente com o ano anterior. Exportaram 1.291 mil milhões de euros, um crescimento de 8,9% face ao período homólogo do ano anterior e empregaram 32.729 trabalhadores.

O Governo assumiu, ainda, que vai lançar um programa de apoio à aposta no design de produto, de equipamento ou de marca. "Vocês são um ótimo exemplo de um tecido empresarial irrequieto e ambicioso que soube crescer durante uma das maiores crises dos últimos anos. O embaixador da Alemanha em Portugal chama a muitas dessas empresas os campeões ocultos. Lideram nos seus nichos mas são desconhecidas do grande público. É a 10ª vez que estou no Centro em poucos meses e isso é para dizer que estamos apostados em ajudar as empresas a crescer. Estamos a definir apoios à introdução de mais design nas empresas como aliado de futuro".