Vendedores do Mercado do Peixe passam para o Mercado Manuel Firmino.

2022-06-02 17:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Mercado do Peixe de Aveiro vai passar a funcionar no Mercado Manuel Firmino, saindo, em definitivo, da típica zona do Bairro da Beira-Mar.

A gestão do Mercado do Peixe, em Aveiro, foi debatida esta tarde na reunião do Executivo Municipal local.

Na reunião desta semana foi decidida a abertura do Concurso Público para a concessão da gestão e exploração do Mercado José Estevão, conhecido como “Mercado do Peixe”, pelo valor base mensal de 3 mil euros e um período de carência de três meses.

O espaço ficará associado à prestação de serviços gastronómicos e culturais, mantendo o propósito da exploração do setor da restauração e dando ao seu rés-do-chão uma ambiência de esplanada coberta integrada numa única operação de gestão.

Ribau Esteves, líder autárquico, recordou que a experiência da transferência dos vendedores de um para outro mercado, já foi realizada “com muito êxito”, quando, em tempos, o Mercado do Peixe foi alvo de obras de recuperação.

O futuro do espaço passa, agora, por "servir como esplanada coberta" de acesso público. 

A exploração do recinto, na Beira Mar, passa a ser feita pela nova concessão do restaurante, que funciona no primeiro andar daquele edifício.

Com a centralização da venda do peixe no Mercado Manuel Firmino, a autarquia espera ganhos para todos os comerciantes com a colocação, num único local, em espaço central da Cidade de Aveiro, dessa oferta comercial e estacionamento automóvel.

O restaurante em atividade no Mercado José Estevão, termina a sua atividade a 30 de setembro, depois de a CMA ter aceitado a prorrogação do prazo da atual concessão por três meses, como medida de apoio à retoma social e económica pós Covid-19 e tendo em linha de conta o fluxo extraordinário de visitantes e turistas, que se prevê para o período do verão.