Vagos: Grupo de Acompanhamento da Assembleia Municipal reclama manutenção de unidades de saúde.

2023-04-05 14:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Saúde da Assembleia Municipal de Vagos exige a manutenção das extensões de saúde de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora.

Com as notícias que vão dando conta de possíveis encerramentos, a Assembleia Municipal debateu o tema revelando preocupação pelo “impacto” da “falta de acesso dos Vaguenses aos cuidados de saúde primários, e em especial dos Vaguenses de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora” e em particular os idosos.

Depois da sessão de Fevereiro foi constituído um Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Saúde com elementos de todos os Grupos Municipais (PSD, CDS-PP, PS e Chega) a que se seguiram reuniões do Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal de Vagos com a Administração Regional de Saúde, com a Direção Executiva do SNS e com o Ministro da Saúde.

Apesar da abertura demonstrada e da “recetividade às necessidades expostas pelos autarcas Vaguenses” e “disponibilidade para reverter a situação e não encerrar as extensões de saúde de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora”, a comissão de acompanhamento defende que se aproveite a criação da Unidade Local de Saúde e a reorganização dos cuidados de saúde primários garantindo com a manutenção “em pleno funcionamento” das unidades citadas.

“Apela-se aos diversos decisores da área da Saúde para que, a bem da necessária cobertura em saúde da população Vaguense, tomem medidas urgentes que permitam que as comunidades de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora tenham acesso adequado a médico de família e aos demais cuidados de saúde primários, naquelas extensões de saúde”.

O Grupo de Trabalho conta com o Presidente da Assembleia Municipal de Vagos e representantes do PSD, do CDS/PP, do PS e do Chega.