Vagos: Autarquia entrega 10 mil euros em apoio à arte xávega.

2021-06-30 08:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Vagos entregou o apoio financeiro anual que garante a manutenção das companhas de arte xávega.

Ao abrigo do protocolo estabelecido entre o Município de Vagos e as companhas de Arte Xávega que operam na Vagueira e no Areão, assinado em outubro de 2020 e válido até 2024 foram entregues dois cheques de 5000 euros a cada uma das companhas lideradas por Carlos Alberto e João Esteves (Valdemar).

Recorde-se que este protocolo foi assinado como forma de compensar as perdas decorrentes da crise pandémica de COVID-19 e as consequências da deposição de areias no reforço do cordão litoral a sul da Costa Nova.

A prossecução deste protocolo tem como objetivos principais ser um incentivo para a manutenção e valorização da Arte Xávega que assume papel cultural e turístico no concelho de Vagos, assim como motivar e dar condições às pessoas que fazem desta prática também o seu modo de vida.

De relembrar que, no âmbito deste acordo, está também contemplada a possibilidade de ser concedida uma verba anual adicional de até 2500 euros, mediante a apresentação de candidatura, às companhas que pretendam realizar outros projetos ou eventos relacionados com a Arte Xávega.