Vagos: Autarquia com orçamento de 27 milhões.

2021-12-28 17:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Vagos aprovou, por maioria, o Plano Plurianual de Investimentos e o Plano de Atividades para 2022.

Do lado da receita, o OM 2022 totaliza um montante global de 27.522.070,00€ o que, comparativamente com 2021 reflete um acréscimo de cerca de um milhão de euros.

Destaque para a manutenção da mesma carga fiscal nos últimos anos, permanecendo os impostos municipais, nomeadamente o IMI, nos valores mais baixos permitidos por lei, o que coloca Vagos como um dos municípios com a carga fiscal mais reduzida.

No que à receita fiscal diz respeito, totaliza um montante aproximado de 4,7 milhões de euros, cerca de 170 mil euros a mais do que no ano anterior.

Relativamente às verbas associadas à transferência de competências, saliência para o acréscimo de 200 mil euros na área da educação e a transferência de verbas na área da Saúde e Ação Social estimada em cerca de 270 mil euros.

Ainda na rubrica das receitas, realce para o valor dos empréstimos de curto prazo, que totalizam 600 mil euros e de médio e longo prazo num total global de 2.240.000 euros.

No tocante ao orçamento da despesa, este iguala o orçamento global da receita, no cumprimento da regra do equilíbrio orçamental.

A autarquia destaca a redução de 585 mil euros nas despesas correntes, em consequência do corte de cerca de 440 mil euros na aquisição de bens e serviços e de 330 mil euros nas transferências correntes, havendo um aumento de aproximadamente 190 mil euros no valor previsto dos gastos com pessoal, que reflete a previsível integração de trabalhadores decorrente da transferência de competências.

Para o Plano Plurianual de Investimentos está previsto um investimento na ordem dos 11,1 milhões de euros.

Nas Funções Sociais, haverá um aumento do investimento em cerca de 5 milhões de euros relativamente a 2021, com enfoque na implementação da Estratégia Local de Habitação.

No Ordenamento do Território, é de destacar a intervenção de regeneração urbana através da requalificação da Rua da Fonte.

Para os serviços culturais, recreativos e religiosos a verba cabimentada em sede de orçamento atinge 2,8 milhões de euros, sendo que metade será aplicada na Reabilitação do Palacete Visconde de Valdemouro.

De salientar, também, a construção do Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira numa aposta que beneficia pescadores e desportos náuticos.

Na área económica está garantida a conclusão da requalificação da Zona Industrial de Vagos e a infraestruturação da parcela B do Parque Empresarial de Soza e na execução das infraestruturas dos restantes polos industriais.

Na rubrica de transportes e comunicações, é de destacar o início do investimento relativo ao Eixo para a Competitividade – Ligação da ZIV à A17, com a aquisição de terrenos para a sua execução.

A construção de pistas cicláveis continuará a fazer parte da estratégia que tem vindo a ser implementada nos últimos anos.

Por fim, realce para o investimento na área do turismo, nomeadamente com a criação de um museu que retrate a arte xávega no concelho de Vagos.