"A Universidade fica, permanece e faz vingar a sua indispensabilidade" - Marcelo Rebelo de Sousa.

2017-12-15 14:42

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Presidente da República deixou elogios à Universidade de Aveiro pela forma como soube posicionar-se ao longo de 44 anos e diz que o futuro é risonho mesmo que nem sempre seja possível conseguir os meios financeiros desejados.

Marcelo Rebelo de Sousa participou na sessão comemorativa com palavra de reconhecimento pela afirmação que colocou sempre a instituição e os valores acima das individualidades.

Sobre o apelo do Reitor para que o país cuide das finanças públicas sem penalizar o investimento nas universidades, Marcelo evitou uma declaração mais direta e optou por dizer que o futuro está sempre garantido.

“Por aqui passará a nossa gesta de criar amanhãs que sejam mais prósperos e justos. Claro que sempre haverá conjunturas complexas e anseios adiados a que ninguém poderá estar alheio. Mas a academia tem um trunfo: a perdurabilidade”.

O presidente passou em revista 44 anos para dizer que a Academia é o resultado de um trabalho coletivo que envolve a comunidade universitária, a região e o tecido económico (com áudio).

O Reitor da Universidade de Aveiro apelou, diretamente, ao apoio do Presidente da República na causa das universidades para fazer o governo cumprir o compromisso assumido quanto aos financiamentos.

Xavier Vieira, presidente da Associação Académica, diz que o país tem que dizer o que pretende para as universidades. Insistiu no mesmo tema do financiamento.

“Deveremos continuar a trilhar o nosso caminho e a alertar as lideranças que o êxito do futuro apenas será garantido caso não continuemos, sistematicamente, a assistir aos erros do passado. O relatório do estado da educação, de 2016, diz que estamos no mais baixo nível de investimento desde 2012 e esta visão representa políticas que podem representar desequilíbrio no desenvolvimento de Portugal a médio prazo”.