Universidade de Aveiro vai ministrar curso profissional em Oliveira do Bairro.

2022-03-18 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro vai ministrar um curso de técnico superior profissional em Oliveira do Bbairro.

As instalações da Cerâmica Rocha acolhem o curso em Informática e Comunicação Organizacional, da Universidade de Aveiro, a partir do ano letivo 2022/2023.

Para esse efeito, o Município de Oliveira do Bairro e a Universidade de Aveiro (UA) assinaram recentemente um Protocolo de Cooperação, de forma a oficializar e reger a forma como as duas partes vão implementar essa oferta educativa, que arrancará em setembro.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, recorda que “é mais uma vitória numa caminhada que se iniciou em 2018, quando fizemos os primeiros contactos com a Universidade de Aveiro, para lhes apresentar a estratégia e o projeto que tínhamos para a Cerâmica Rocha”.

“Desde essa altura, conseguimos trazer para este espaço a 1.ª edição do curso ‘Tecnologia Cerâmica’, promovido pela UA e pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, entre novembro de 2020 e abril de 2021, e vamos ter agora um curso superior durante, pelo menos, dois anos letivos, até 2023/2024, com a possibilidade e intenção de renovarmos por mais dois, até 2026”, acrescentou o autarca.

Para o líder da autarquia oliveirense, “a nossa estratégia de trazer o ensino universitário para Oliveira do Bairro não se esgota num projeto educativo, sendo também uma aposta no Desenvolvimento Económico do Concelho, adequando a oferta formativa à necessidade das empresas por recursos humanos altamente especializados”.

Neste âmbito, o Município contou com a colaboração da Associação Comercial e Industrial da Bairrada, para garantir 25 estágios em empresas, destinados aos alunos do curso.

Sobre a aposta do Executivo Municipal na área da Educação, Duarte Novo confessou que está “muito orgulhoso” do trabalho que tem sido realizado.

“Em pouco mais de quatro anos, conseguimos trazer de volta o ensino do 2.º e 3.ºs ciclos para a zona poente do Concelho, com a abertura da Extensão Frei Gil em Bustos, investimos 1,6 milhões de euros na reabilitação da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, e agora vamos ter, pela primeira vez na sua história, ensino universitário no Concelho de Oliveira do Bairro”.