Ulisses Pereira questiona Governo sobre diferenças nos preços da sardinha na costa portuguesa.

2016-07-06 09:15

Categoria: 

Concelho: 

Ulisses Pereira defende a importância da criação de uma equipa que promova uma relação sadia entre a administração central e o setor das pescas. Falando na Comissão de Agricultura e Mar, numa audição à ministra da tutela, o parlamentar aveirense manifestou preocupação em relação à diferença dos preços da sardinha praticados nos portos do norte e do sul.

“O afastamento da direção da Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Recursos Marítimos, que é naturalmente uma decisão política, e que respeitamos, está a ter impacto no relacionamento com os intervenientes do setor da pesca. Esperemos que seja encontrada rapidamente uma equipa capaz e à altura dos desafios, evitando um vazio em termos da relação Administração Central – setor. Só assim se conseguirá decidir e regular melhor”.

O deputado aveirense, eleito pelo PSD, deu o caso da captura da sardinha como exemplo dessa colaboração entre todos os intervenientes. Para Ulisses Pereira, “nestes últimos dois meses, o mercado da captura e do consumo de sardinha tem funcionado com normalidade, apesar da evidente discrepância de preços entre os portos do norte e do sul do País”.

Lembrando haver “a expectativa, legítima, de todos os intervenientes, do acréscimo do volume de capturas autorizado para níveis iguais ao do ano anterior – 19 mil toneladas – já a partir do fim deste mês de julho”, Ulisses Pereira interrogou Ana Paula Vitorino se mantém esta perspetiva.

Por outro lado, o deputado social democrata abordou o diferencial de preços verificado entre o Norte e o Sul, interrogando sobre se “merece alguma ponderação sobre o modelo seguido em termos de distribuição de quotas internas, ou se é apenas consequência do modelo oferta/ procura de um bem escasso, ou, mais estrutural, se tem a ver com diferenças de evolução dos stocks, nomeadamente em termos de calibre”.