Três mil atletas esperados na Cidade do Andebol.

2022-07-04 18:19

Categoria: 

Concelho: 

A “Cidade do Andebol” está prestes a dar o tiro de partida para cinco dias de competição, fairplay e muito convívio. 3000 atletas de mais 200 equipas, em representação de 80 clubes, participam na 11.ª edição do GarciCup – Torneio Internacional de Andebol de Estarreja, que começa esta quarta-feira, dia 6 de julho.

Estes dias transformam Estarreja na Cidade do Andebol. No Parque Municipal do Antuã, já sobressaem as cores azul e amarela da cidade, estampadas no campo amovível de andebol hoje ali instalado - naquele que será um dos 17 palcos do evento, distribuídos por todos os pavilhões do concelho e também de pavilhões dos municípios vizinhos de Albergaria-A-Velha e Murtosa -, bem como já são visíveis várias estruturas de apoio e a zona que será convertida em Garci Fun Park.

Até domingo, dia 10 de julho, vivem-se muitas emoções na maior e melhor festa do andebol com a presença de 3 mil atletas participantes. Esta terça-feira, chegam ao aeroporto do Porto as primeiras equipas estrangeiras vindas de Espanha e Lituânia. Participam na edição deste ano do torneio de Estarreja um total de 50 equipas provenientes destes dois países.

A cerimónia de abertura está marcada para dia 7, quinta-feira, às 21h30, na Praça Francisco Barbosa, com a presença do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, e do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. A sessão iniciará com um desfile das duas centenas de equipas a partir do Parque do Antuã, em direção à praça histórica da cidade, num momento de cor e alegria aberto a toda a comunidade.

A Federação de Andebol de Portugal é novamente parceira do Garcicup e da Câmara Municipal de Estarreja na organização do evento. Nesse sentido, o torneio volta a ser o palco de uma competição nacional, e desta vez, Estarreja receberá o Encontro Nacional de Infantis, com início no dia 7.

Destinado a equipas federadas, escolas e seleções, o Torneio decorre num período pós-competição, representando um prémio para as equipas após um ano intenso de competição. A par do espírito competitivo, é promovido um programa cultural e atividades que proporcionam aos participantes, momentos de lazer e de diversão.

A animação paralela, no Garci Fun Park, oferece dias intensos de convívio e diversão, seja com mergulhos nas piscinas ou nas piscinas com insufláveis, ou nos karts, carrinhos de choque, comboio turístico ou autocarro panorâmico, entre outras atividades. No sábado, dia 9, haverá uma “maratona” de mega insufláveis, das 12h às 24h.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, garante “o melhor GarciCup de sempre! Reunimos todas as condições para que as equipas, jogadores, treinadores e dirigentes participem na melhor e maior festa do andebol”. A comunidade desportiva pode “contar com um torneio com muito andebol, cheio de animação e uma logística ímpar, que irá garantir, para um torneio desta dimensão, as melhores condições de alojamento, alimentação, transportes e recintos de jogos. Estarreja será uma vez mais a Capital Nacional do Andebol”, frisa o autarca.