Tiago Brandão Rodrigues elogia projeto de inclusão pela educação em Águeda.

2017-04-28 11:39

Categoria: 

Concelho: 

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, elogia o trabalho de Águeda no campo da educação e quer um dos projetos como exemplo para o país.

Tiago Brandão Rodrigues visitou, esta semana, a Escola Básica de Aguada de Cima, para ver in loco o pulsar do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul e conhecer um projeto de integração da comunidade cigana e outro de novas tecnologias para estimular a aprendizagem.

A jornada teve início com o descerramento da placa, que assinala a passagem do Ministro pelo Estabelecimento de Ensino. Na oportunidade, Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu que “após a aprovação da Carta Educativa, em 2008, e com a abertura de financiamentos do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional, foram reunidas condições para modernização do Parque Escolar, apetrechando-o com todas as condições para a prática pedagógica, faltando apenas realizar obras na Escola Secundária Adolfo Portela”.

Acrescentou que “a aposta do Município na Educação, não se limita às competências prevista na legislação em vigor, forma mais longe e promoveram projetos diferenciadores a nível nacional, como é exemplo do Águeda Educação mais, que consiste no sistema de ensino e aprendizagem com recurso a tablets e plataforma educativas”.

O Ministro da Educação teve oportunidade de visitar as instalações da Escola Básica de Agueda de Cima, onde pode aferir a qualidade das instalações e equipamentos que são disponibilizados à comunidade educativa, tendo a garantia de que se mantém pelo concelho de Águeda.

Teve a oportunidade de contactar com a sala da inclusão com 12 alunos no momento, onde se desenvolve o projeto "Lançar Pontes, Falar de Nós", de educação multicultural e inclusiva com a comunidade cigana, pela perspetiva de aprender novos ofícios e com resultados visíveis no combate ao abandono escolar.

"Hoje não é conhecido nenhum aluno que tivesse abandonado a escola, o que antes acontecia com muita frequência. Faz-se um trabalho importante de transição para a vida ativa, em colaboração com empresas e instituições, com quem temos protocolados estágios, para auxiliar essa transição, sobretudo nas áreas que mais lhes interessa, que são a indústria, o comércio e a jardinagem. Temos também um mediador cultural de etnia cigana, que faz a ponte entre a escola, a família e a comunidade", explicou o Diretor do Agrupamento, Francisco Vitorino.

O projeto, "Águeda Educação +" resultou de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Águeda a todos os Agrupamentos de Escolas do concelho, foi fornecido equipamento a uma turma de cada ciclo, cujos alunos podem levar os tablets para casa e dar continuidade ao trabalho, interagir com os professores e enviar os trabalhos. O projeto despertou o interesse do Ministro da Educação, onde interagiu com professores e alunos, no sentido de perceber o que era diferente em relação ao sistema de ensino normal.

No final da visita, o Ministro da Educação elogiou o trabalho da autarquia de Águeda em matéria da Educação, considerando que o projeto “Águeda Educação +” merece um acompanhamento cuidado, no sentido de perceber as externalidades positivas que se podem extrair desta metodologia de ensino.