"Temos que fazer um esforço para continuar a viver. A solução é lutar" - Fernando Caçoilo.

2021-01-08 11:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A pandemia não vai travar a ligação do Município aos séniores e os programas de animação são para manter.

Mensagem deixada no 8.º aniversário do Fórum Municipal da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, esta quinta, pelos responsáveis políticos da autarquia.

Fernando Caçoilo e Fátima Teles quiseram deixar esse reconhecimento à população sénior que está ligada ao Fórum e às iniciativas anuais.

O presidente da Câmara acentuou mesmo a necessidade de mobilizar a comunidade para se não deixar capturar pelo medo (com áudio).

Nas iniciativas para 2021 destaque para os projetos ‘Caminhos’, dedicado a percursos com diferentes desafios cognitivos e motores, pelas diferentes freguesias; Psicomotricidade; Cavaquinho e ‘A Cegueira dava uma História’.

Destaque para os sons tradicionais com os cantares populares e os acordes dos cavaquinhos.

O objetivo é a criação de um grupo musical de Cavaquinhos, sob a orientação de Fátima Teixeira, promovendo a cultura e a música tradicional portuguesa.

Sob orientação da psicomotricista Micha Gomes, serão realizadas sessões de psicomotricidade que irão estimular, de forma integrada, as áreas cognitivas e motoras, promovendo uma melhor qualidade de vida e de bem-estar aos idosos.

A equipa da Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo realizará ainda diferentes percursos pedestres, com vários desafios, obstáculos e graus de dificuldade que vão potenciar o desenvolvimento cognitivo e motor dos seniores.

Por último, numa parceria com a Cáritas Diocesana de Aveiro - Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, serão realizadas cerca de 10 sessões semanais no âmbito do projeto “Agir +”, com o objetivo de esclarecer, formar e informar e partilhar experiências e conhecimento sobre o direito das mulheres.

Entre atividades mais físicas e outras mais intelectuais, o ano promete ativar os sentidos e reunir a comunidade.

Fátima Teles, vereadora responsável pelo pelouro da Maior Idade, destacou o investimento na ligações aos mais velhos e na identificação de casos de isolamento (com áudio)