Sever: Nova maioria preocupada com as contas da Autarquia.

2022-05-02 17:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Sever aprovou relatório de prestação de contas do Município, referente a 2021, com saldo negativo, e soaram alertas sobre a situação financeira no debate entre forças políticas.

A nova maioria diz que as contas não são tão coloridas como vinham sendo apresentadas pela maioria socialista de António Coutinho.

Pedro Lobo, presidente de Câmara, eleito em setembro de 2021, refere que o saldo negativo de 710 mil euros e défice superior a 2 milhões causam preocupação.

“Ao contrário do que se dizia, de que esta Câmara tinha contas certas e de que estava financeiramente estável na gestão do anterior executivo, constatamos pelos resultados que, no exercício de 2021, existe um saldo negativo de 710 mil euros”, explica o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, manifestando-se apreensivo com o trabalho de análise que está a ser realizado à situação das obras em curso.

“Já concluímos que temos um ‘déficit’ superior a 2 milhões de euros nas obras em curso, lançadas pelo anterior executivo e cujos custos não estavam devidamente previstos e orçamentados, faltando contabilizar a totalidade de trabalhos a realizar e a compra de terrenos”, sustenta.

Estes factos vêm referidos no relatório do Revisor Oficial de Contas (ROC), o qual também alerta para eventuais prejuízos - não contabilizados - da relação contratual estabelecida entre a edilidade e a Águas da Região de Aveiro e que nunca foram ponderados.

“A verificar-se esta previsão, teremos uma situação insustentável nas contas da autarquia”, declara Pedro Amadeu Lobo.

“Teremos de ser criativos para conseguir ultrapassar estes constrangimentos, exigindo-se, mais uma vez, que se fale verdade, para que todos estejamos conscientes da realidade e das dificuldades acrescidas de uma gestão sem transparência”.

No momento em que surgem os apoios do Programa de Recuperação e Resiliência e do Portugal 2030 as autarquias procuram prepara-se para as candidaturas e em Sever instalam-se receios.