Sever de Vouga premiado em concurso de melhores municípios para viver

2014-11-16 16:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O município de Sever do Vouga foi distinguido como um dos melhores para viver em Portugal, tendo arrecadado o primeiro lugar na categoria “Ambiente” numa iniciativa promovida pelo Instituto de Tecnologia Comportamental.

Sever do Vouga candidatou-se à competição “Melhores Municípios para Viver 2014” com o projeto “Feira Nacional do Mirtilo” e toda a envolvência e dinâmica que a cultura do mirtilo representa para o concelho.

“É, sem dúvida, um prémio muito importante para o município de Sever do Vouga, principalmente porque demonstra a preocupação com as pessoas e com a sustentabilidade do território”, sublinha António Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga. Para o autarca severense, esta distinção de melhor município para viver, no domínio Ambiente, “enche-nos de orgulho até porque ajuda a promover o concelho e a valorizar e consolidar as marcas ‘Verde e água’ e ‘Sever do Vouga Capital do Mirtilo’”.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 12 no Instituto Politécnico de Tomar, sendo o galardão entregue ao presidente da autarquia, António Coutinho, que, na ocasião, fez a apresentação das linhas orientadoras do projeto Feira Nacional do Mirtilo, sustentado por um conjunto de fotos e de um vídeo da própria Feira do Mirtilo.

Na cerimónia foram ainda distinguidos os municípios de Viana do Castelo (na categoria Economia), Torres Vedras (categoria Sociedade) e Oliveira do Hospital (categoria Social).

Estas distinções são promovidas anualmente pelo Instituto de Tecnologia Comportamental, um organismo da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o semanário Sol, e pretendem diagnosticar o nível de qualidade de vida dos habitantes em cada concelho em várias vertentes, tais como a económica, ambiental, social, felicidade, ensino, segurança, formação e emprego, entre outras.

Já no ano passado o município de Sever do Vouga tinha sido distinguido como um dos cinco melhores para viver em Portugal.