São Salvador já tem arquivo documental organizado.

2020-07-04 11:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Junta de Freguesia de São Salvador acredita que o projeto de digitalização do espólio documental, dos finais do século XIX até à atualidade, é ferramenta para as novas gerações aprenderam mais sobre a história e as instituições da freguesia.

Este projeto foi revelado, esta sábado, e resulta de um trabalho iniciado em maio de 2019.

Trata-se de um projeto de recuperação, conservação e organização do arquivo e outra documentação, assim como digitalização e disponibilização das unidades de instalação mais antigas.

Este projeto de organização arquivística teve como propósito "inventariar, recuperar e salvaguardar" o espólio documental, para colocar ao serviço da comunidade científica e cultural as fontes históricas da atuação na Freguesia que, de outro modo, permaneciam desconhecidas ou perdidas definitivamente.

O Arquivo da Junta de Freguesia de Ílhavo é depositário de documentação proveniente das atividades dos Ilhavenses ao longo dos tempos.

É constituído por várias séries documentais provenientes da secretaria e da tesouraria, para além de ser completado e enriquecido por alguns livros antigos de atas que permitem conhecer um pouco a história da Freguesia e correspondência vária com o município, instituições e com diversas associações culturais e desportivas concelhias.

João Campolargo, autarca de freguesia, destaca a importância deste momento desejado desde que há 7 anos quando entrou na Junta. E realça a colaboração com diferentes plataformas (com áudio)