Ricardo Sá Fernandes diz que é difícil denunciar a corrupção em Portugal.

2015-09-26 10:54

Categoria: 

Concelho: 

Ricardo Sá Fernandes, cabeça de lista pelo LIVRE/Tempo de Avançar do círculo eleitoral do Porto, esteve em Aveiro para conversar com os aveirenses sobre corrupção e deixou uma declaração sobre a dificuldade em denunciar a corrupção. O orador contou o seu caso pessoal e chamou a atenção para o facto de não existir uma estrutura do Ministério Público para apoio ao denunciante, o que o “expõe às pressões que os corruptores exercem”.

Reforçou a ideia de que o facto de o procedimento judicial exigir que o ónus de prova seja feito pelo denunciante “constitui mais um obstáculo ao combate à corrupção”.

Tendo sido consensual entre os presentes que a corrupção “é um fenómeno à escala mundial”, Sá Fernandes considerou que a principal diferença com as sociedades do norte da Europa “é a complacência da população portuguesa com a corrupção pública ou privada”, o que poderá dever-se a uma “cultura generalizada do favor”.

No programa eleitoral do LIVRE/Tempo de Avançar são feitas propostas para tentar responder a algumas das dificuldades denunciadas por Sá Fernandes.