Reunião de Câmara em Aveiro: Antigo Colégio Alberto Souto passa para as mãos da autarquia.

2022-08-04 17:54

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara Municipal de Aveiro e o Governo já acordaram a transferência para 'as mãos' da autarquia aveirense, por um período de 50 anos, do antigo Colégio Alberto Souto, sediado em Aradas.

O despacho foi assinado pelo Governo e, esta tarde, a Câmara, em reunião do Executivo Municipal, aprovou a assinatura do contrato.

Processo concluído no contexto do programa de transferência de competências da administração central para os municípios, no domínio da gestão de património imobiliário público.

Ribau Esteves, Presidente da CMA, fez o elogio a quem liderou este processo no 'poder central'. Trata-se de um processo muito antigo que agora chega ao fim. (com áudio)

O Executivo Municipal deliberou, assim, aprovar o Acordo de Transferência do antigo Colégio (terreno e edifícios), em Aradas, para a Câmara, estando avaliado em 1,9 milhões de euros.

O edifício sai assim do domínio do Ministério das Finanças/Direção-Geral do Tesouro e Finanças e do Ministério da Justiça para a gestão da CMA, que pretende instalar nesta infraestrutura novos serviços na área da cultura e cidadania, entre os quais, um Arquivo Municipal.

Além do uso de Arquivo Municipal, será instalado um Laboratório de Cidadania com residências artísticas, desenvolvendo a criatividade cultural e a cidadania ativa, com espaços de participação direta dos Cidadãos e dos Agentes Culturais. Este projeto integra o Plano Estratégico para a Cultura do Município de Aveiro e é um dos projetos que integra a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

No seguimento da deliberação que permitiu a assunção da gestão do antigo Colégio Dr. Alberto Souto pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Executivo Municipal deliberou também aprovar o lançamento do Concurso Público de Conceção da Reconversão do edifício.

Com este concurso, que usualmente se conhece como Concurso de Ideias, a CMA pretende que o espaço do Antigo Colégio Dr. Alberto Souto seja transformado num centro de educação, cidadania e cultura, em torno de vários temas como o da preservação e partilha da memória, da criatividade cultural, da cidadania ativa, do multiculturalismo, em processos abertos a criativos, pensadores, artistas, educadores, instituições públicas e privadas.

O investimento em perspetiva, tem uma estimativa de custo de 7 milhões de euros.

Com a reabilitação dos edifícios existentes e a construção de novos, serão criadas condições para acolher a criação artística, através de um conjunto de espaços de residência, de acolhimento, com estúdios e espaços para conferências, espaços de produção e de apresentação, bem como local para acolher as memórias do espólio Municipal, com uma forma inovadora, terminando com a realidade atual de dispersão por vários edifícios.

Os espaços devem promover o encontro e o diálogo intercultural, bem como a compreensão das diferentes realidades socioculturais, cruzando artistas e investigadores internacionais com os parceiros locais. A dimensão de “Creative Change Academy” irá introduzir uma nova vida no Antigo Colégio Dr. Alberto Souto, que tem na sua função anterior de centro educativo destinado a acolher crianças e adolescentes em risco de exclusão social, um simbolismo fundamental para esta decisão.

Outra pretensão da Câmara de Aveiro é a posse dos terrenos da antiga Lota. A autarquia quer que passem para a sua gestão.