Requalificação de Edifícios para Residências Universitárias lançada em sessão solene no Dia Aberto da ESTGA.

2017-02-24 18:15

Categoria: 

Concelho: 

Teve lugar no dia 22 de fevereiro, no âmbito do Dia Aberto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), o lançamento da obra de reabilitação dos edifícios para as residências universitárias, na cidade de Águeda. A cerimónia contou com a participação do Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, do Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Manuel Assunção, do Presidente do Conselho Geral da UA, Eduardo Marçal Grilo, e do Diretor da ESTGA, Artur Ferreira.

A propósito do lançamento desta obra, Gil Nadais não deixou de referir que "a recuperação dos edifícios destinados às residências de estudantes é fundamental para melhorar a atratividade da ESTGA, e consequentemente de Águeda, pela possibilidade de captar mais alunos de fora da região", assumindo as sinergias positivas entre a academia e o concelho nas mais variadas valências.

O acordo assinado estabelece que a autarquia assegura o custo das obras, até ao total de 500 mil euros, e que esse dinheiro será restituído à câmara gradualmente, através das rendas que possam ser geradas com as referidas residências. Por sua parte, a UA irá assumir um pouco mais de 92 mil euros da referida obra, que tem um custo superior a 592 mil euros, acrescidos de IVA.

Os edifícios a requalificar são as antigas residências dos oficiais da Escola Central de Sargentos/Instituto Superior Militar e situam-se na Rua Comandante Pinho e Freitas, junto à ESTGA.

As obras irão criar um total de 63 camas, distribuídas por 8 apartamentos. Destaque para o facto de estar prevista a existência de um apartamento adaptado a pessoas com mobilidade condicionada. Cada habitação será equipada com uma cozinha, instalações sanitárias e uma zona de estudo.