Reitores reúnem em Aveiro com fundos europeus na agenda.

2019-03-11 11:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os reitores das Universidades Portuguesas reúnem, em Aveiro, na próxima sexta-feira, em debate sobre a possibilidade de aumentar a captação de verbas europeias para a Ciência.

A internacionalização e o financiamento da investigação são os temas centrais do encontro de reitores.

O presidente do CRUP, António Fontainhas Fernandes, refere que o país tem vindo a ganhar peso no investimento e que esse caminho deve ser reforçado.

"Nos anteriores dois Programa-Quadro, nós pagávamos mais do que recebíamos e, agora, já recebemos mais do que damos, mas a ideia do Governo é que se possa ir buscar o dobro para o próximo Quadro".

De acordo com dados da Agência Nacional de Inovação, nos primeiros cinco anos do atual Programa-Quadro Comunitário de Investigação e Inovação, o Horizonte 2020 (2014 a 2020), as entidades portuguesas captaram 685 milhões de euros de financiamento, sendo os principais beneficiários os centros de Investigação & Desenvolvimento, seguindo-se as universidades e as Pequenas e Médias Empresas.

No entanto, estima-se que este valor poderá ultrapassar os 700 milhões de euros, com o apuramento de todos os concursos de 2018 ainda pendentes, chegando aos mil milhões, no final do programa.

"Isto significa que a nossa taxa de sucesso em termos de atração de fundos comunitários é bastante superior à da média europeia", disse o presidente do CRUP e reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em declarações à Lusa, considerando que "é possível fazer melhor".

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marca presença na abertura dos trabalhos e Nelson de Souza, Ministro do Planeamento, estará no encerramento.