Região Centro conta com 18,4 milhões de euros para a programação cultural em rede. Vários projectos da região de Aveiro foram contemplados.

2021-04-23 15:38

Categoria: 

Concelho: 

O Programa Operacional Centro 2020 aprovou 65 candidaturas para a programação cultural em rede, que representam um investimento total de 19,2 milhões de euros e uma comparticipação de fundos europeus de 18,4 milhões de euros. O montante total já aprovado representa um reforço de 6,7 milhões de euros face à dotação inicial do aviso de concurso (11,7 milhões de euros).

Estes projetos são uma resposta para a retoma e manutenção das atividades culturais e artísticas, tendo em conta os prejuízos decorrentes da suspensão total ou parcial de atividade no contexto da pandemia COVID-19.

Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “este conjunto de aprovações representa um esforço significativo do Programa Regional do Centro, financiando a 100% a realização de eventos e iniciativas culturais. É mais um contributo para que os diversos agentes culturais da região possam ultrapassar os fortes constrangimentos decorrentes da pandemia”.

Os apoios concedidos destinam-se a investimentos que visem promover a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística. O objetivo é aumentar a atratividade das regiões e a sua dinamização económica, mas também garantir o acesso à cultura para todos os cidadãos e criar novos públicos.

São beneficiários destes apoios os municípios (em rede ou parceria), as comunidades intermunicipais, entidades privadas sem fins lucrativos e agentes culturais.

Eixo Cultural A25 – Rede de Criação e Programação do Município de Aveiro foi contemplado com 298 mil euros, o de Águeda com 'três territórios, um Rio que nos une' recebe 298 mil euros. Sever do Vouga com o projecto 'Cultura entre Pontes' recebe 300 mil euros. 'AMO – o motor que nos liga' de Albergaria, recebe 297 mil euros. 'Fora da Caixa' de Anadia receberá 311 mil euros. 'Foliar entre Montes e Mar' da Mealhada, recebe 255 mil euros e 'Descobrir e experienciar novos territórios' de Estarreja/Aveiro/Covilhã, recebe 300 mil euros.