Rádio Faneca em Ílhavo transmitiu alegria a 17 mil pessoas.

2022-06-13 15:59

Categoria: 

Concelho: 

Mais de 17 mil pessoas estiveram no Centro Histórico de Ílhavo, nos últimos quatros dias, para assistir aos mais de 50 eventos do Festival Rádio Faneca, a que se juntaram centenas de ouvintes das 44 horas de emissão da rádio do festival em FM e em streaming online.

Nesta oitava edição do Rádio Faneca, que assinalou dez anos do festival, destaque para o encontro entre a comunidade local, as escolas e famílias, as associações, os comerciantes, os artistas e o público local e nacional.

“Este é um festival de pessoas para pessoas, que pretende unir a comunidade e transmitir alegria, abrindo as portas do município a artistas e a visitantes. Foram quatro dias de grande importância também para o comércio local, sobretudo para o setor da restauração que, em conjunto com as associações locais, uniu e duplicou esforços para aumentar os serviços e as possibilidades da cidade ao longo do festival”, sublinha João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

Numa edição aumentada, tanto em dias, como em recinto, cerca de duas centenas de pessoas fizeram parte dos projetos de comunidade, uma das marcas mais significativas da génese do Rádio Faneca, que se envolveram muito antes dos dias do festival, através de projetos como o “Vem pelo Jardim”, o “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo” ou o cine-concerto “Heróis do Mar”.

O aumento do perímetro do festival alargou também a vivência dos becos do centro histórico e dos jardins, tendo deixado claro que é possível voltar a habitar a rua e a estar, finalmente, mais próximo dos outros.

A programação, que contou com mais de 20 concertos, mais duas dezenas de programas de rádio, jogos, oficinas, histórias e projetos especiais, assumiu a juventude e o espaço de reflexão que é o festival Rádio Faneca e o inevitável diálogo intergeracional, através de um programa eclético, desafiador, com diversos formatos e escalas, com vários desafios e ações participativas, que pensaram o passado e olharam para o futuro.

Os concertos foram desde a música tradicional aos artistas mais emergentes, contando com o concerto de estreia dos Equinócio, banda ilhavense, mas também a apresentação do EP do ilhavense Moses Christopher, assumindo o apoio à produção local, não deixando de receber aquelas que são algumas das caras da nova criação musical nacional.

O Festival Rádio Faneca é organizado pelo 23 milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, com o envolvimento de outras estruturas culturais do município como o Centro de Documentação de Ílhavo, o Museu Marítimo de Ílhavo ou os Maior Idade.