"Queremos consolidar a nossa posição enquanto município coeso, inovador e sustentável" - Fernando Caçoilo.

2017-10-28 10:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Fernando Caçoilo espera que o Governo honre a palavra dada sobre a descentralização de competências e assegure o pacote financeiro que irá permitir concretizar medidas de política nacional com alcance local em áreas como a saúde e educação.

O autarca aproveitou a tomada de posse para dirigir o recado ao Governo. Só com a descentralização é possível modernizar o país de forma eficaz e racional (com áudio).

Reeleito com maioria na Câmara e na Assembleia, Caçoilo manifestou preocupação por uma eventual deriva centralista na gestão de fundos comunitários. E deixou sinal de preocupação pelo adiamento da retoma do investimento público.

“São motivo de grande preocupação as noticias do relatório da UTAO sobre a cativação de cerca de 1,8 mil milhões de euros no OE do próximo ano. Valor recorde que evidencia a contínua estagnação do investimento da administração central em áreas tão sensíveis como escolas, tribunais e centros de saúde, entre tantos outros, deixando sem solução maleitas estruturais que se arrastam ao longo do tempo, penalizando o serviço público e a qualidade de vida dos cidadãos”.

No arranque do segundo mandato, Caçoilo elencou o programa da maioria Social Democrata como a base de trabalho. Explica que o futuro do Município é continuar a desenvolver-se de forma sustentada.

“Entendemos que a nossa visão estratégica pretende dar resposta ao que o Município quer ser daqui a 5, 10 ou 20 anos. Tem 10 eixos que são suporte do nosso programa eleitoral agora transformado em plano de ação da governação. Queremos consolidar a nossa posição enquanto município coeso, inovador e sustentável. Temos que apostar na valorização do capital humano”.

Uma cerimónia marcada pela palavra de agradecimento aos bombeiros. Ílhavo não foi dos municípios mais afetados mas reconhece o momento difícil vivido no país.

“Começava por cumprimentar os nosso bombeiros porque temos o dever solidário para com estes homens e mulheres pela coragem, resiliência e sacrifício. O nosso Município foi uma ilha no meio da desgraça, eventualmente com a sorte, mas muito pelo trabalho deles. Peço uma salva de palmas para todos”, desafiou o autarca na abertura com um aplauso de quase 30 segundos.