PSD pede valorização ao hospital de Estarreja.

2020-07-28 09:53

Categoria: 

Concelho: 

O PSD volta a pedir a valorização do hospital de Estarreja.

Helga Correia, deputada eleita por Aveiro, reclama a instalação de meios de diagnóstico necessários para efetuar exames, analises e RX no Hospital Visconde Salreu, de Estarreja.

Numa pergunta dirigida à ministra da Saúde, a parlamentar social democrata recorda o esvaziamento de alguns serviços de saúde naquele concelho, que está a provocar desconforto entre os seus cidadãos.

“Conscientes da dificuldade e dos constrangimentos orçamentais, fator também ele decisivo e condicionante na tomada de decisões, mas também conscientes e certos de que um modelo assente nas unidades de saúde primárias e na unidade de Estarreja, dotando-a e preparando-a com os meios de diagnóstico necessários para efetuar exames, analises, RX como retaguarda à Unidade de Aveiro libertando assim as urgências para os casos realmente urgentes”.

Helga Coreia faz notar no texto que suporta a pergunta que “a diminuição da prestação de cuidados e o esvaziamento de um conjunto de serviços de proximidade cria algum desconforto e incómodo aos Estarrejenses, que passaram a deslocar-se à unidade de Aveiro para terem os cuidados de saúde que anteriormente eram prestados em Estarreja”.

“Não podemos negar o que está à vista de todos: um hospital que possui uma unidade de cuidados paliativos, mas com poucas consultas programadas, uma medicina velha, num hospital a ‘definhar’ e a necessitar de obras profundas” – vinca a deputada aveirense, recordando que a estas preocupações junta-se a redução do atendimento complementar da UCSP - Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Beduído, que agora encerra às 20h00.

A pergunta dirigida à tutela refere-se à recente audição, na Assembleia da República, dos cidadãos subscritores de uma petição em defesa da reabertura do Hospital Visconde Salreu, os quais tiveram a oportunidade de manifestar o seu descontentamento pelo encerramento e esvaziamento das valências existentes, que veio alterar de forma significativa os cuidados de saúde de proximidade prestados àquela população.