PSD: Helga Correia acusa estado de continuar a falhar com os cuidadores informais.

2021-01-28 15:36

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Helga Correia defendeu na Assembleia da República que o estado “continua a falhar com os cuidadores informais”, face às expetativas criadas. A parlamentar aveirense notou o baixo número de requerimentos apresentados nos concelhos piloto.

“O grupo parlamentar do PSD vê com preocupação o baixo número de requerimentos e a baixa percentagem de requerimentos apresentados, nos concelhos piloto, face à expectativa criada” – vincou Helga Correia na audição pública de apresentação do Relatório de Acompanhamento Trimestral – Implementação das Medidas de Apoio ao Cuidador Informal.

Para a deputada do PSD, “foram criadas expectativas e o estado continua a falhar com os cuidadores informais”, porque “não basta, a senhora ministra dizer que está a fazer tudo o que pode e a mobilizar o Ministério e depois, vir ao parlamento pedir a mobilização de todos”.

Helga Correia sublinhou na sua intervenção que o governo “ao incluir uma rubrica de 30 milhões de euros, no Orçamento do Estado para 2020, deveria prever utilizá-la”, mas – como sustentou a deputada do PSD ؘ– “até novembro de 2020 pouco ou nada foi executado, apenas 206 mil euros, que correspondem a menos de um por cento do valor orçamentado”.

“Quer isto dizer que 99 por cento da verba orçamentada em 2020 transitou para 2021, o que significa que não foi utilizada e não chegou onde deveria ter chegado – aos cuidadores informais” – lamentou Helga Coreia, vincando que, “mais uma vez, o governo, a ministra do Trabalho e Segurança Social e o estado deixaram os cuidadores para trás”.

Ao comentar o Relatório de Acompanhamento Trimestral, Helga Correia notou que, tendo o Parlamento aprovado o Estatuto do Cuidador Informal em julho de 2019, “apenas 0,44 por cento do potencial da população alvo do estatuto do cuidador teve o estatuto do cuidador informal aprovado até 31 de agosto, tendo em conta os dados apresentados de que apenas 16.834 pessoas, dos concelhos piloto, reúnem as condições para requerer o estatuto”.

“Foram criadas expectativas que não foram respondidas e não chegaram efetivamente onde mais eram necessárias, ao terreno” – atirou a parlamentar social democrata, concluindo: “já para não falar, no apoio aos cuidadores informais num período tão complicado, como este, de pandemia, em que muitos cuidadores a tempo parcial foram obrigados a estar em casa a cuidar a tempo inteiro”.