PSD acusa PS de estar a esquecer responsabilidades nos quartéis da GNR em Cucujães Cesar.

2015-07-08 15:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PSD diz que os avisos do PS sobre o estado dos quartéis da GNR de Cesar e de Cucujães são um aproveitamento “profundamente irresponsável” em período pré-eleitoral. Considera que se trata de uma questão “sensível” acusando o PS de ter responsabilidades “porque pelo menos dois governos socialistas passaram desde que o problema foi diagnosticado, sendo que houve promessas do PS que ficaram por cumprir”. Os Sociais Democratas falam em falta de “sentido de oportunidade” e “falta de sentido de memória do PS”.

Apesar do debate político em torno da questão, o PSD reconhece a lacuna. “É verdade que os edifícios que servem de postos da GNR nas freguesias de Cucujães e de Cesar apresentam condições de grande degradação e de alguma inadequação ao fim a que se destinam. São condições pouco dignas para mulheres e homens que exercem funções tão importantes de manutenção da segurança e ordem pública e estão ao serviço abnegado da comunidade”.

Salienta ter desenvolvido esforços para mudar a situação mas recua no tempo e diz que são casos que estão para lá da legislatura. “É bem antiga e nunca os senhores deputados do PS se interessaram por isso, nem mesmo quando o PS foi Governo durante tantos anos. Com uma exceção de má memória, que foi uma deputada do PS, também em vésperas de eleições, ter levado ao local um secretário de Estado, seu amigo, que prometeu a construção de um novo posto da GNR em Cucujães. Foi, obviamente, mais uma promessa eleitoral do PS não cumprida. Isto aconteceu em 2009. O PS voltou a ser eleito e governou mais dois anos, tendo tido tempo para dar início ao cumprimento dessa promessa, o que obviamente não aconteceu. O PSD nunca usou, uma situação tão grave como esta para fazer luta político-partidária e lamenta que o PS o faça”.

“É caso para perguntar o que fez o senhor deputado Filipe Neto Brandão – que agora dá a cara por este assunto –, enquanto governador civil, entre 2005 e 2009 e, por isso, com responsabilidades acrescidas na área da administração interna”.