PS reclama mais apoio da Câmara de Aveiro em “tempos de emergência, a quem precisa”. Ribau Esteves acusa socialistas de “mentirosos e demagógicos” garantindo “todo o tipo de apoio possível”.

2020-11-12 17:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Manuel Oliveira de Sousa (PS) criticou esta tarde, no decorrer da reunião do Executivo Municipal de Aveiro, a postura da Câmara liderada por Ribau Esteves, no que concerne à questão da gestão dos apoios autárquicos fornecidos a nível local, relacionados diretamente com a crise pandémica da Covid-19.

Num ‘Estado de Emergência’ não concordo que tenha dito aos aveirenses (nas redes sociais e na Comunicação Social) que “não é o Governo de Portugal, para apoiar”. “Devia prestar mais apoio aos aveirenses que estão a atravessar dificuldades graves”, disse e “não empurrar o problema para os lados”, sublinhou. O povo “não sente o apoio da autarquia”. (com áudio)

Ribau Esteves (na foto), líder autárquico, na resposta, garantiu que apoiou e continuará a apoiar os aveirenses, acusando a oposição de mentir e ser demagógica.

“Nem sequer tem vergonha de mentir, nesta altura de dificuldades?”. “Garantimos todo o tipo de apoios. Posso dar múltiplos exemplos da ajuda que demos e vamos continuar a dar (já demos ‘ajudas’ de mais de 400 mil euros)”. (com áudio)

O Partido Socialista lembra que há liquidez na autarquia para fazer uso dos mais de 50 milhões de euros em caixa. Os vereadores apresentaram à Câmara propostas de apoio.

Assumir o processo de testar as escolas; nas Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) – Lares; serviços municipais; serviços autárquicos e outros serviços que tenham essa necessidade; Aumentar transportes com serviços suplementares para manter o cumprimento legal/normas DGS da lotação; Vigilância nas zonas problemáticas de interação social (espaços exteriores às escolas, locais de maior pressão de pessoas,…); Promoção e apoio, com protocolo entre o Município e instituições certificadas para o efeito, a administração da vacinação contra a gripe sazonal, junto dos equipamentos sociais e da população com 65 e mais anos; Contenção de eventos que potenciem o risco de contágio; Liderar a atenuação, resiliência e superação sobre os efeitos na economia; prolongamento de prazos de isenção de taxas municipais e licenças; implementar abrigos em espaços abertos de espera para atendimento; Fundo de Apoio Empresarial para as empresas com domicilio fiscal em Aveiro, com base em candidatura e protocolo; Subsídio Municipal ao arrendamento de estabelecimentos; Linha de apoio “médico escolar”; Apoio a fundo perdido, com valor-base (de partida) igual ao cobrado em 2019, para os setores que, nesta fase com novas medidas de combate à pandemia, são mais prejudicados com impedimentos na laboração; Serviço de apoio municipal “Take away gratuito” para refeições, bens alimentares e medicação e Plataforma de rede de estabelecimentos (de restauração, pastelarias, comércio local) aderentes ao take away.