PS contente com notícia sobre abertura de Ribau Esteves para pagar terrenos da antiga Lota.

2021-05-20 07:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PS regozija-se com o que diz ser o “recuo” do presidente da Câmara de Aveiro que aceita negociar o terreno da antiga lota, fora do processo de descentralização.

Recorde-se que o autarca assumiu um de dois cenários: ou a clarificação no seio do Governo de que aquela área seria integrada nas áreas a descentralizar, ou a negociação direta mas longe dos 6 milhões de euros de uma avaliação feita por peritos.

“Foi com satisfação que o PS recebeu a notícia de que o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, está afinal disponível para pagar pelos terrenos da antiga Lota, fora do processo de descentralização”.

“O senhor presidente da Câmara percebeu os argumentos do Partido Socialista, aceitando que, de facto, como sempre dissemos, aquela parcela de território não se enquadra no processo de descentralização e deve, por isso, passar por uma negociação entre o município e o Porto de Aveiro”, adiantou o deputado Hugo Oliveira. 

O PS repudia, ainda assim, que o presidente da câmara insista que lhe foram pedidos seis milhões de euros pelo terreno e que diga que este valor é exagerado.

“Isto porque, como o senhor presidente também sabe, esse valor é apenas fruto de uma avaliação que foi feita aos terrenos, não tendo nunca sido encetada qualquer negociação ou adiantados valores concretos para o negócio.

Esta tese foi confirmada pela presidente da administração do Porto de Aveiro que adianta tratar-se de um valor apontado por avaliadores mas sem qualquer proposta em cima da mesa.